‘Grupo Famílias Grávidas’ é apresentado em reunião setorial no Hospital Universitário de Jundiaí

Na quarta-feira (25) as equipes da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Anhangabaú, apresentou para a rede de saúde e aos profissionais do Hospital Universitário de Jundiaí (SP) o Grupo Famílias Grávidas, destinado ao apoio e cuidado pré-natal desenvolvido na unidade como experiência exitosa para replicação em rede. Este grupo já existe na UBS do Anhangabaú e faz parte do pré-Natal, tem como objetivo oferecer acesso à informação atualizada e cientifica com linguagem simples a cerca dos temas que envolvem a gestação, além de estimular o trabalho multiprofissional, para que possam estreitar vínculos (gestante-familiar- equipe da assistência pré-natal) e trocar experiências.

A assessora técnica da Saúde da Mulher da UGPS, Dra. Erika Pimenta de Pádua Mayer, explicou que o encontro une esforços em prol da Primeira Infância da cidade. “A intenção é ampliar o cuidado entre a rede de atenção primária e o Hospital Universitário de Jundiaí para uma assistência ainda melhor no pré-natal”.

O Grupo de Famílias Grávidas é realizado mensalmente em nove encontros com diversos temas como: Uma conversa sobre gestação, parto, amamentação e apoio, cuidados com o bebê, pré-natal odontológico, nutrição na gestação e amamentação, práticas saudáveis para gestantes e mães, direitos das gestantes e puerpério.

A ideia é levar a experiência desse projeto para todas as UBSs do município para que possam definir estratégias para que possam fortalecer os grupos de gestantes. De acordo com a coordenadora do programa Primeiríssima Infância de Jundiaí, Gerusa de Oliveira Cardoso, a interação em grupo de gestantes, nutrizes, mães e pais facilita a aprendizagem de novos olhares e práticas. “Os encontros proporcionam oportunidades de diálogos e reflexões, com o convite a colocar em prática novos conhecimentos sobre a primeiríssima infância”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.