O Grupo pré-quimioterápico do IBCC – Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, de São Paulo (SP), tem como objetivo auxiliar e informar ao paciente e sua família sobre seus diretos e auxílios (equipe de serviço social), trabalha a parte emocional e como lidar com a doença (equipe de psicólogos), a alimentação devida do paciente (equipe de nutrição) e dúvidas sobre medicamentos e procedimentos (equipe de enfermagem).
A Assistente Social Kelly Banin, aconselha que o paciente venha sempre com um ou mais acompanhantes maiores de 18 anos para esclarecer também as dúvidas da família, e caso o paciente não consiga ir o familiar pode representá-lo para obter as informações. O grupo acontece todas as quartas-feiras, iniciando às 9h no Anfiteatro (é preciso chegar com 15 minutos de antecedência para cadastro na recepção de ambulatório da quimioterapia) e é aberto para todos os pacientes, tanto para particular, convênio ou SUS, sendo direcionado para quem faz quimioterapia na veia.
Rosimeire Nunes está em tratamento no IBCC unidade Mooca desde 25 de março, teve sua primeira quimio dia 25 de abril e fez parte do grupo pré-quimioterápico. Ela relata um pouco sobre como foi sua experiencia: “Pra mim foi tudo muito bom, eu estava assustava mas o grupo me passou tranquilidade e também consegui ver os meus direitos que eu não sabia e esclareci minhas dúvidas, afinal, a doença já é assustadora e se não tivéssemos direitos seria mais difícil ainda, eu indico para todos que vão começar a quimio, o grupo é essencial para você passar por essa jornada”, relata a paciente.