Médicos estrangeiros e brasileiros com formação no exterior podem se especializar no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP). O processo seletivo de 2023 do Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros (PCPME), realizado pela Escola de Educação Permanente (EEP-HCFMUSP), está com inscrições abertas até 7 de outubro. Em sua 14ª edição, a iniciativa possui duração de 1 a 5 anos, a depender da área escolhida pelo candidato.
“Este programa fornece aprimoramento profissional que complementa a formação acadêmica dos médicos formados no exterior. A ideia é que eles apliquem o conhecimento adquirido no seu país de origem. Por isso, o título obtido no PCPME não é válido para atuação profissional aqui no Brasil”, comenta o Prof. Dr. Decio Mion Junior, da EEP-HCFMUSP.
Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam comprovar alguns requisitos: conclusão de graduação em Medicina no exterior, sem estar revalidado ou em processo de revalidação no Brasil; possuir Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) de nível intermediário ou superior; e posse de recursos financeiros suficientes para manter-se em território brasileiro durante a especialização.
O PCPME conta com modalidade de acesso direto para as áreas básicas e de especialidades da Residência Médica, além da modalidade de acesso especializado que corresponde às especialidades com pré-requisitos e áreas de atuação que exigem comprovação da realização de Residência Médica, ou estágio semelhante, no país de origem.
Interessados no Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros do HCFMUSP podem conferir mais informações e realizar a inscrição por meio do site da Escola de Educação Permanente: www.eephcfmusp.org.br.