Programa Nursing Experience in Germany conecta profissionais brasileiros de saúde a oportunidades na Alemanha

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, parteiras e assistentes cirúrgicos brasileiros estão aptos a se inscreverem, gratuitamente, no Programa Nursing Experience in Germany, da empresa germânica MedConnection, para trabalhar em hospitais, clínicas, centros de reabilitação e lares de idosos na Alemanha.

Aos candidatos aprovados, a iniciativa garante gratuitamente curso intensivo da língua alemã por um período de 6 a 24 meses, o primeiro voo para Alemanha, contrato de trabalho em tempo integral diretamente com o empregador no país germânico, além de assessoria para o reconhecimento do diploma na Alemanha e para o processo administrativo (visto de trabalho, certidões, seguro de saúde, registro). O Programa é o único que inclui também a inserção dos maridos ou esposas dos profissionais selecionados no mercado de trabalho alemão. Se os professionais já tem conhecimento da língua alemã, o processo pode ser acelerado.

“A Alemanha tem um dos melhores sistemas de saúde do mundo, mas o aumento da expectativa de vida e o envelhecimento da sociedade, combinados à diminuição do número de jovens em início de vida profissional e poucos estudando enfermagem, faz com que aumente a demanda por serviços de enfermagem”, explica Mariana Wichmann, diretora da MedConnection. “Para manter a excelência de seu sistema de saúde, o país precisa de ajuda do exterior e com este programa, estamos também oferecendo aos brasileiros uma excelente oportunidade de experiências enriquecedores nos âmbitos pessoal e profissional”.

De acordo com o Ministério da Saúde da Alemanha, o país conta atualmente com cerca de 1,9 milhões de enfermeiros, sendo 12% deles, estrangeiros. Além do número crescente de aposentadorias entre estes profissionais, do aumento da expectativa de vida e do envelhecimento da população, poucos jovens estão estudando para se tornarem enfermeiros na Alemanha. Existem hoje aproximadamente 200 mil vagas abertas para enfermeiros e técnicos de saúde no país, enquanto a expectativa é que até 2030 esse número chegue a 500 mil vagas.

Para participar do Programa Nursing Experience in Germany da MedConnection, o candidato deve ter até 42 anos de idade, possuir bacharelado ou formação técnica em Enfermagem, além de estar cadastrado no COREN – Conselho Regional de Enfermagem.

O Programa prevê quatro fases, sendo a primeira de Candidatura e Pré-Seleção, seguida pela fase de Aprendizagem da Língua Alemã (6 a 24 meses de curso, visto de residência/autorização de trabalho); a terceira fase já acontece na Alemanha, com assistência na chegada e orientação em relação à residência, até 12 meses de treinamento em um hospital alemão, emprego como assistente profissional e reconhecimento do grau profissional e aprovação no exame de idioma nível B2. A quarta e última fase envolve o contrato de trabalho de dois anos com possibilidade de prorrogação.

“A MedConnnection conecta os melhores profissionais aos melhores hospitais, clínicas, centros de reabilitação e lares de idosos na Alemanha. E também temos parcerias com empresas de colocação profissional que garantem todo o apoio à inserção dos cônjuges dos profissionais selecionados no mercado de trabalho. Os filhos também são bem-vindos e entrarão no sistema educacional público alemão, vivenciando uma nova cultura além de aprender o novo idioma”, completa Mariana Wichmann.

Para mais informações sobre a MedConnection e para se cadastrar no Programa Nursing Experience in Germany, os interessados devem acessar o site.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.