HCFMUSP promove campanha de combate à desnutrição hospitalar

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) lança, nesta segunda-feira (19), a campanha “HC diz não à desnutrição”, que tem por objetivo aplicar uma metodologia de terapia nutricional para combater a desnutrição hospitalar. A meta é ampliar a divulgação da terapia nutricional e sua implantação e reduzir em 10% o tempo de internação, assim como os custos financeiros globais de saúde no período de um ano.

O quadro de desnutrição hospitalar é um problema de saúde pública associado ao aumento significativo de morbidade e mortalidade, e representa um ônus financeiro para o sistema, por ser responsável por índices mais altos de complicações cirúrgicas e períodos de internação mais longos. Segundo o último levantamento do Inquérito Brasileiro de Avaliação Nutricional (IBRANUTRI), de 2001, entre os pacientes desnutridos, 70% desenvolveram complicações e os custos por seu tratamento aumentaram em média 60,5%.

A campanha contará com diversas iniciativas que serão realizadas em todos os institutos do complexo HCFMUSP seguindo uma programação que será implantada até dezembro de 2022. Entre elas serão realizadas palestras, exibição de vídeos educativos, reuniões de departamentos e apresentações interdisciplinares.

Em levantamento realizado em 2021 pelo HCFMUSP, somente no Instituto Central (ICHC), 212 pacientes foram avaliados e foi constatado que 49,5% deles apresentavam desnutrição. Ainda, na UTI pediátrica do Instituto da Criança e do Adolescente (ICr – HCFMUSP), um estudo de 2011 mostrou que metade das crianças avaliadas dentre 270 apresentavam subnutrição, com déficit importante principalmente de estatura. Mais recentemente (2022) no mesmo instituto, 27% das crianças admitidas por Covid-19 que apresentavam um alto risco para subnutrição, permaneceram internadas por mais tempo.

“A terapia nutricional hospitalar faz parte integral do tratamento do paciente e contribui na redução de complicações e diminuição do tempo de estadia e custos hospitalares. Essa campanha no HCFMUSP é um modo de tornar a assistência não só mais eficiente, mas também mais sustentável para organização, e pode servir de modelo a outras unidades hospitalares”, reforça Dan Linetzky Waitzberg, Presidente do Comitê de Terapia Nutricional (CTN).

Para mais informações, basta assistir o vídeo de lançamento da campanha, abaixo:

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.