HEMO 2022 atinge marca de seis mil inscritos em quatro dias, na volta ao presencial

Foto: Divulgação/Taba Benedicto

Realizado entre os dias 26 e 29 de outubro, o Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular deste ano, o HEMO 2022, marcou a volta das atividades da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), terceira maior representante dos especialistas do sangue no mundo, ao formato presencial. “A presença de cada um dos seis mil participantes abrilhantou o evento e contribuiu significativamente para todo o sucesso que obtivemos”, celebrou Calado ao agradecer a todos os participantes, tanto aos que assistiram, palestrantes, convidados e equipes que ajudaram a construir essa experiência.

Destaque da programação do evento, a Conferência Magna sobre o tema “Hematologia na era da terapia gênica e edição do genoma”, com a Dra. Cynthia Dunbar, do National Institutes of Health (NIH), apresentou uma atualização da tecnologia inovadora. “A compreensão do controle da hematopoiese é necessária para manipular e modificar geneticamente as células hematopoiéticas com sucesso; por outro lado, a marcação genética de células-tronco hematopoiéticas e células progenitoras forneceu novos insights sobre as relações de linhagem, dinâmica de células-tronco e números de células-tronco in vivo que são aplicáveis ​​à terapia genética, transplante de células-tronco e outras intervenções clínicas”, explicou a especialista.

O trabalho clínico recente da Dra. Cynthia concentrou-se em estratégias para expandir as células-tronco hematopoiéticas humanas in vivo, principalmente em um teste do análogo de citocina estimuladora de células-tronco eltrombopag para o tratamento de pacientes com anemia aplástica refratária grave.

Também parte importante da programação do HEMO 2022, o Encontro das Ligas Acadêmicas de Hematologia e Hemoterapia – Programa Sangue Jovem e o Fórum das Instituições reuniram centenas de participantes. “A ABHH tem buscado cada vez mais inserir os jovens estudantes, que não necessariamente já escolheram a Hematologia ou Hemoterapia como área de atuação, na curva de conhecimento e construção da nossa jornada”, comentou o Dr. José Francisco Comenalli Marques Jr., presidente da ABHH, durante uma gravação do HEMO PLAY Podcast, em um estúdio de vidro montado no meio do pavilhão.

HEMO histórico

Em quatro dias de evento, o HEMO 2022 congregou mais de 450 convidados presenciais (brasileiros e estrangeiros), realizou mais de 140 atividades científicas e educacionais, com em torno de 40 horas de conteúdo. Ao todo, foram quase 1,2 mil trabalhos científicos aprovados (745 painéis, 88 apresentações orais e sete prêmios), mais de 60 expositores participando da Feira de Exposição, em sete auditórios com painéis de LED para maior qualidade de projeção e salas para atividades mais focadas.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.