Foram anunciados, na última quarta-feira (18), os grandes vencedores do prêmio Referências da Saúde, que há 10 anos reconhece cases de inovação desenvolvidos por instituições brasileiras. A premiação é parte da programação do Healthcare Innovation Show – HIS 2019, evento de tecnologia em saúde da Informa Markets.
Os campeões foram selecionados entre mais de 102 projetos nas categorias Gestão Administrativo-financeira, Gestão de Pessoas, Governança Corporativa, Tecnologia da Informação e Qualidade Assistencial. Os principais diferenciais dos cases foram o uso de avanços disruptivos em tecnologia e a gestão voltada para melhorias no negócio e na segurança do paciente.
“O que mais nos chamou a atenção na edição deste ano da premiação foi a qualidade dos cases. Porém, notamos que as organizações de saúde ainda têm um desafio de metrificar os resultados”, comentou Vitor Asseituno, diretor para o mercado de saúde da Informa Markets e um dos criadores do HIS. “O prêmio Referências da Saúde tem um aspecto positivo, que é mostrar os talentos tanto das empresas como dos criadores dos cases. É importante que o mercado conheça quem está fazendo projetos bons e com resultados”, reforçou Asseituno.
Confira abaixo os premiados. Posteriormente, os cases serão apresentados em detalhes em um e-book especial, distribuído pela Informa Markets.
Tecnologia da Informação
Organização: Hospital Israelita Albert Einstein
Case: Predição de Internação para Pacientes da Unidade de Pronto Atendimento
O hospital desenvolveu um sistema que une análise de dados e machine learning para predição de fluxo de pacientes na Unidade de Pronto Atendimento. Com isso, conseguiu otimizar a alocação de especialistas e tornar mais ágil o atendimento.
Qualidade Assistencial
Organização: Hospital Sírio-Libanês
Case: Violeta – plataforma de validação clínica de pesquisa em inteligência artificial
O projeto partiu da aplicação da metodologia design thinking para desenvolver uma plataforma de pesquisa clínica, baseada em inteligência artificial, para validação de softwares clínicos como dispositivos médicos. Após o desenvolvimento da solução, que contou com a participação de médicos, desenvolvedores e cientistas de dados, as equipes obtiveram um meio eficiente e rápido de filtrar mais de 4 milhões de relatórios de radiologia, oferecendo um melhor tratamento ao paciente.
Gestão de Pessoas
Organização: Americas Health
Case: Seleção Sem Fronteiras
Implantação da cultura paperless e o uso de tecnologia e inovação otimizaram os processos de gestão de recursos humanos na entidade. O case também se destacou por fornecer acompanhamento qualitativo e quantitativo dos candidatos a ingressar na organização.
Gestão Administrativo-financeira
Organização: Unimed Petrópolis
Case: Plano de Ação de Curtíssimo Prazo
Em aproximadamente três anos, a gestão do hospital conseguiu otimizar os recursos financeiros. Diagnóstico dos problemas, elaboração de estratégias e acompanhamento contínuo permitiram que as finanças saíssem do vermelho, além de ampliação das aplicações financeiras de aproximados R$ 5 milhões, em 2016, para R$ 24 milhões em julho de 2019.
Governança Corporativa
Organização: Unimed Cuiabá
Case: Movimento Integridade – Governança Corporativa e Compliance na Unimed Cuiabá
A organização desenvolveu seu planejamento estratégico blindado por governança e métricas de compliance. Os resultados garantiram a profissionalização da gestão, bem como práticas seguras para a operação da instituição.