Hospitais apuram que 7 entre 10 pacientes estão satisfeitos com a telemedicina

A telemedicina ou saúde digital foi um importante legado da pandemia. Com o excessivo aumento da demanda por atendimento e a necessidade do distanciamento social, os serviços de saúde adotaram esse formato de atendimento.

Pesquisa do SindHosp – Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo, que ouviu 139 hospitais privados no estado de São Paulo (20% na capital e 80% no interior), teve como objetivo principal compreender como foi a experiência com a telemedicina durante a realidade de distanciamento social. E como objetivo secundário, o levantamento pretendeu descobrir se ainda há espaço para a telemedicina em um momento pós-pandemia e se as instituições de saúde pretendem manter o serviço.

Para o médico Francisco Balestrin, a telemedicina veio para ficar agilizando o diagnóstico, permitindo acesso facilitado para regiões remotas e melhorando a adesão de pacientes para terapias que exigem uma frequência semanal.

Resultados

A pesquisa detectou que 22% dos hospitais pesquisados iniciaram o serviço de telemedicina a partir da pandemia de Covid-19 principalmente nos prontos socorros, 78% aprimoraram o serviço de telemedicina em especial nos ambulatórios.

Mesmo após a pandemia, 76% querem aumentar os atendimentos por teleconsultas, 85% querem ampliar o uso da telemedicina e 88% querem ampliar para o telemonitoramento de pacientes crônicos.

No entanto, ainda a adesão à telemedicina é baixa no interior: apenas 18% dos hospitais atendem por telemedicina. Na capital, 46% dos hospitais entrevistados adotaram a telemedicina.

Diminuição de faltas

Para 90% dos respondentes, a utilização da teleconsulta não alterou o intervalo entre as consultas, que é de 5 minutos. Mas para 85% a duração da teleconsulta aumentou: leva em média de 21 a 30 minutos, o que corresponde a um aumento no tempo de consulta de
1 a 9 minutos. Provavelmente, esse aumento de tempo de consulta deve-se ao processo de adaptação de médicos e pacientes à nova tecnologia.

Ao mesmo tempo, 70% dos serviços informam que a falta dos pacientes às consultas diminuiu com a teleconsulta embora a frequência de remarcação de consultas também tenha aumentado para 70% dos entrevistados.

Pagamento

8,5 entre 10 hospitais informaram que os planos de saúde estão pagando as teleconsultas nos mesmos moldes da consulta tradicional. Nas consultas particulares, o ticket médio cobrado por uma teleconsulta é de R$ 400,00.

Atendimento multidisciplinar

Além dos médicos, 75% dos serviços de saúde informam que a teleconsulta está sendo realizada por outros profissionais de saúde (enfermeiros, fisioterapeutas e psicólogos).

Redação

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