Hospitais públicos de SP recebem equipamentos de telemedicina no combate ao Coronavírus

155

A empresa brasileira Csanmek, especializada em sistemas e soluções para o mercado de saúde, fornece gratuitamente dez equipamentos de telemedicina a hospitais públicos da Grande São Paulo que atendem pacientes com a Covid-19. O primeiro município que recebeu a tecnologia é Itapevi, com sete consoles entregues na metade de abril.

O console de consulta e atendimento remoto da Csanmek, utilizado a mais de um ano em dezenas de hospitais particulares no Brasil, possui um software de inteligência artificial que faz diagnóstico preliminar e identifica lesões típicas do novo coronavírus a partir da leitura e análise de imagens de tomografia. A ferramenta também possui integração com equipamentos de ultrassonografia e ressonância magnética.

A intenção da Csanmek é proteger a equipe médica que está na linha de frente no combate à Covid-19 e, ao mesmo tempo, melhorar o atendimento dos casos da doença por meio da tecnologia, além de levar experiência médica de qualidade para as instituições que ainda carecem de equipamentos mais modernos.

“Além dos hospitais de Itapevi, ainda vamos doar os equipamentos para outras instituições da Grande São Paulo, com tratativas avançadas com representantes de várias prefeituras da região”, informa Claudio Santana, fundador da Csanmek. “O nosso sistema também tem sido usado, em alguns casos, para conectar pacientes e familiares para conversas particulares”, acrescenta.

O console desenvolvido pela empresa conta também com tecnologia para diversos diagnósticos, como ultrassom, dermatoscópio, estetoscópio digital, radiologia e eletrocardiograma. O sistema funciona de maneira online e conecta hospitais, médicos, profissionais de saúde e faculdade de medicina. A ferramenta permite ainda o envio em tempo real de prontuários e exames clínicos para análise de especialistas em qualquer região do País.