Muitos aromas remetem a momentos especiais, lugares e até mesmo a marcas específicas. Pensando nisso, os Hospitais Samaritano, centros de referência tradicionais em São Paulo e Rio de Janeiro, querem ampliar a experiência afetiva do paciente relacionada ao olfato, lançando um aroma exclusivo que é utilizado em suas unidades desde abril.
O objetivo é fazer com que a experiência dos clientes seja sempre a melhor, promovendo um maior equilíbrio emocional e uma sensação agradável de acolhimento, cuidado e cura.
A aromaterapia é uma prática reconhecida pela “Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares”, instituída pelo Ministério da Saúde. De acordo com um estudo da Universidade de São Paulo (USP), aromas diferentes ajudam e estimulam o relaxamento, pois está associado à cura e à promoção de bem estar da mente e do corpo pelo olfato.
Elaborada com notas amadeiradas de cedro, sândalo, raiz de tangerina e a combinação de flores de pera, maçã e violeta verde, a aplicação será feita por nebulizadores instalados em pontos específicos das unidades, criando uma atmosfera calma, limpa, acolhedora e moderna.
A diretora de atendimento da Rede Americas, Rita Grotto, explica que esta é uma forma de associar a marca “Samaritano” a um estímulo sensorial além da audição e da fala. “Queremos trazer às pessoas uma experiência que proporcione uma memória afetiva, contribuindo para o reconhecimento da marca através de toda uma identidade que também envolve o resultado da sua experiência e cuidado. Além de uma melodia, que traz este conceito ao estímulo de som”, aponta.
A executiva explica que o desenvolvimento do aroma nasceu do conhecimento profundo e relacionamento dos seus Clientes, e a partir da compreensão de quais são os desejos e anseios ao buscarem uma destas unidades. Deacordo com ela, a marca se torna mais forte, criando experiências em linha com o propósito de cada Samaritano.
O diretor de marketing da Rede Americas, Guilherme Ferri explica que trabalhar com ativações sensoriais para fortalecer uma marca com o brand sense e o sound brand é fundamental para criar empatia com os usuários “Pensando na identidade sensorial, o sound brand traz calma e tranquilidade, assim como a nova fragrância que reforça estas mesmas sensações”, destaca.