Hospital 9 de Julho é o único do mundo a receber certificação internacional em Transplante de Medula Óssea

O Hospital 9 de Julho (H9J) é o único hospital do mundo a conquistar a certificação internacional pela Joint Commission International (JCI) em seu Programa de Cuidados Clínicos em Transplante de Medula Óssea (TMO). A JCI é a mais importante instituição acreditadora de qualidade e segurança em saúde do mundo.

Para obter a aprovação, o Dr. Celso Massumoto, onco-hematologista e coordenador do Programa no Hospital 9 de Julho, explica que é pré-requisito já ter a certificação JCI em todo o hospital. Além disso, é preciso ter realizado, no decorrer de um ano, pelo menos 25 transplantes de medula óssea. Em 2018, apenas dois anos após inauguração, a área de TMO do H9J realizou 52 transplantes, quase um por semana.

“Isso mostra a competência do serviço de se organizar com equipe multidisciplinar altamente capacitada, e oferecer um atendimento que se equipara ao dos melhores hospitais no mundo”, explica o Dr. Massumoto.

A equipe de auditoria da JCI avaliou, por exemplo, como são os cuidados com o paciente submetido ao transplante de medula óssea, desde a admissão no hospital, até o final do ciclo de 100 dias. “Desenvolvemos um fluxo que amarra todas as etapas de atendimento para esse período de tempo, o que chamamos de dia +100. O dia zero é quando ocorre a infusão da medula óssea”, esclarece o médico.

Indicadores de excelência

Os índices de mortalidade e o de infecção hospitalar foram determinantes para a certificação. “Obtivemos um resultado muito superior à meta estipulada mundialmente para ambos os indicadores, lembrando que quanto menor o índice maior a segurança para o paciente. Estamos felizes por saber que prestamos um serviço de qualidade técnica e que é embalado pela nossa equipe, que vê na humanização do atendimento como uma das metas mais importantes”, diz o médico.

Com o selo, o Programa Clínico de TMO do H9J passa a ter a chancela que o iguala ao atendimento prestado por outras grandes instituições de saúde no mundo. “A certificação baliza as instituições com maior preparo. Isso reduz o risco de erros e mostra que todos os processos são seguros do ponto de vista assistencial”, conta.

Hospital acreditado

O Hospital 9 de Julho é acreditado pela JCI desde 2012, quando obteve o selo pela primeira vez. Depois foi reacreditado em 2015 e 2018, o que confirma que o hospital mantém processos de atendimento com padrão internacional e que garantem segurança aos pacientes.

Além do complexo hospitalar, o Centro de Medicina Especializada (CME), edifício que centraliza os atendimentos ambulatoriais, também é acreditado pela JCI. Essa certificação atesta que a instituição está entre os melhores hospitais do mundo e na vanguarda do atendimento de qualidade com a máxima segurança.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.