Hospital Amaral Carvalho participa de estudo clínico apresentado no mais importante congresso de oncologia do mundo

Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos Nelson Pereira do Amaral Carvalho, do Hospital Amaral Carvalho (HAC), de Jaú (SP), em conjunto com outros importantes centros do mundo, foi apresentada na sessão plenária da 54ª Reunião Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), em Chicago (EUA). O ensaio clínico Keynote-042, que envolveu 1000 pacientes, oito deles do HAC, mostrou que a imunoterapia com a droga pembrolizumab é mais eficaz que a terapia convencional (quimioterapia) para o tratamento de câncer de pulmão avançado (estadio IV).

O estudo comprovou ainda que indivíduos com câncer avançado de pulmão tratados com pembrolizumab viveram uma média de 4 a 8 meses mais do que aqueles que receberam quimioterapia e os efeitos colaterais foram menos graves.

Segundo o oncologista Carlos Augusto de Mendonça Beato, investigador principal do estudo no HAC, participaram do trabalho pacientes das cidades de Paranapanema, Itaberá, Queiroz, Rio Claro, Pirassununga, Borborema, Jaú, Ibitinga, Adamantina e Igaraçu do Tietê, todas de origem bastante humilde. “São pessoas simples, que tiveram a oportunidade, através de pesquisa clínica, de se beneficiar do mesmo tratamento usado hoje nos melhores centros americanos e europeus ao qual o Brasil ainda não tem acesso pelo SUS”, disse.

“A pesquisa clínica é a única forma que temos hoje de desenvolvimento de novas drogas para o tratamento do câncer. Daí a importância do HAC ter esse centro de estudos”, completou o especialista.

Asco

A Asco é uma sociedade de oncologia dedicada ao estudo e ao combate ao câncer através da investigação, educação, prevenção e prestação de cuidados de alta qualidade aos pacientes.

A reunião anual reúne profissionais de oncologia de todo o mundo para discutir os tratamentos de última geração, novas terapias, pesquisas inovadoras e controvérsias do setor. Há exposição de pôsteres das últimas pesquisas no âmbito oncológico e espaço aberto para discussões e análises.

A sessão plenária é a principal atração do evento onde são apresentados os estudos considerados de maior destaque para uma sala com mais de 30 mil médicos.

Neste ano, milhares de resumos foram inscritos, mais de 2.500 aceitos para apresentação durante a conferência e mais de 3.350 para a publicação online.

O tema da conferência foi Delivering Discoveries: Expandindo o Alcance da Medicina de Precisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.