O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), do Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), de Goiânia (GO), deu início às capacitações dos colaboradores das três unidades de saúde geridas pelo Instituto de Gestão e Humanização (IGH), para alimentar o sistema e o eSocial com informações relacionadas à segurança e saúde do trabalho, de forma eletrônica.
As técnicas de segurança do trabalho do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), Anelu Ferreira e Ariadne Câmara, passaram pelo treinamento, no auditório do HMI. A enfermeira do trabalho, Bianca Bringel e o técnico de segurança do trabalho, Júnior César, explicaram como cadastrar o prontuário médico do trabalhador no sistema RM TOTVIS e como inserir a comunicação de acidente do trabalho (CAT) e o tipo de ocorrência, no sistema e no eSocial.
Alguns dos eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST) que devem ser expostos no eSocial são:
* S-2220 Monitoramento da Saúde do Trabalhador
* S-2240 Condições Ambientais de Trabalho
* S-2210 Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT
Para Anelu Ferreira, esse projeto traz mais praticidade. “Finalmente chegou a vez da Segurança do Trabalho e acredito que vai nos ajudar muito. Temos que ficar atentos às informações enviadas e o treinamento nos auxilia a atualizar nossos conhecimentos”, pontuou a técnica de segurança do trabalho.
Segundo o engenheiro do trabalho Marcus Vinicius Freitas, essa capacitação é fundamental. “Elaboramos um treinamento para capacitar toda equipe do HMI, HEMNSL e Heapa para implementar e desenvolver os processos relacionados aos eventos de Saúde e Segurança no Trabalho (SST)”
eSocial – É um projeto do governo federal que tem como objetivo centralizar as informações trabalhistas, previdenciárias e tributárias do empregador em relação aos seus empregados em um único sistema virtual, estabelecendo assim, uma nova forma de envio e tratamento das informações prestadas.
Criado em dezembro de 2014, por meio do decreto nº 8373/2014, foi instituído o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, mais conhecido como eSocial. É por meio desse sistema que empresas de todos os portes e segmentos devem prestar informações relacionadas à Saúde e Segurança no Trabalho (SST).
O objetivo do eSocial é estimular que a empresa tenha uma gestão mais efetiva em relação à saúde e integridade dos seus colaboradores, principalmente quanto à divulgação de eventos ocorridos nas empresas.