Hospital com 78 leitos é inaugurado em cidade do interior de São Paulo

Na segunda-feira (10), às 10h, o prefeito de São José do Rio Preto (SP), Edinho Araújo, juntamente com o secretário interino da saúde, André Baitello, além dos diretores da Funfarme/Hospital de Base, Dr. Jorge Fares, a gestora do Hospital Municipal, Maria Regina Lourenço Jabur, e o diretor-administrativo do Hospital, Dr. Horácio José Ramalho, acompanharam o primeiro dia de funcionamento do Hospital Municipal Dr. Domingo Marcolino Braile.

No primeiro dia de atendimento, pelo menos 14 pacientes dos 20 que haviam sido convocados compareceram. A expectativa é realizar em média 20 consultas oftalmológicas em média neste primeiro mês até novembro, quando começam as consultas de outras especialidades. Em dezembro, devem ser iniciadas as cirurgias de outras especialidades.

“Estou muito feliz, agradecido a Deus por ter contribuído e a Funfarme através de sua organização de saúde vai tocar esse hospital. A Fundação tem a tradição de bons serviços”, disse Edinho Araújo, prefeito de Rio Preto, que destacou ainda os equipamentos do Hospital. “Os profissionais do HB, todos os médicos que conhecem profundamente o setor são unânimes em falar que os equipamentos são de primeira geração. Rio Preto tem no Hospital Municipal um agregador que consolida o município como referência na saúde.”

O hospital que será administrado pela Funfarme foi inaugurado no dia 27 de setembro. Em um primeiro momento serão feitos exames e atendimentos oftalmológicos. Nesta fase, 35 profissionais atuarão na unidade, dentre eles médicos, enfermeiros e colaboradores de setores administrativos.

Além disso, o hospital oferecerá atendimento e realizará cirurgias de média complexidade em algumas especialidades e alta complexidade em oftalmologia apenas para os moradores de Rio Preto, sendo referência para o encaminhamento de pacientes pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Os casos de urgência e emergência continuam sendo direcionados para uma das cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPA) do município.

Dr. Horácio José Ramalho, diretor-administrativo do hospital, destacou que esta é uma data histórica. “O Hospital Municipal vai trazer um benefício direto para a população de Rio Preto. Temos certeza que serão cumpridas todas as metas. Além disso, o hospital gerido pela Funfarme vai criar uma cultura da saúde. Acho que temos centenas de projetos que poderão ser incorporados na rede, de promoção e prevenção de saúde. Temos que criar uma agenda positiva de saúde, não só na assistência, mas também no ensino e na pesquisa”, ponderou o médico.

A área de internação é equipada com 78 leitos, dos quais 60 serão rotativos, destinados às cirurgias eletivas. Serão 562 cirurgias por mês, em especialidades como ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia e cirurgias gerais e mais 450 oftalmológicas.

Horário de funcionamento – Serviços ambulatoriais

7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e 7h às 13h aos sábados.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.