Um dos graves problemas diante de um quadro de pandemia é o colapso do sistema de saúde. Com o alto número de pacientes, faltam leitos, equipamentos e profissionais para atender toda a demanda. Uma melhor gestão do ambiente de emergência dentro de um hospital, realizando uma avaliação mais rápida e eficaz do quadro do paciente, pode ajudar nesse cenário. Pensando nessa questão, a startup Caren, health tech que nasceu em 2018 com o objetivo de oferecer serviços de telemedicina no Brasil, fechou uma parceria com a Unicamp – Universidade Estadual de Campinas (SP) para desenvolver um sistema de triagem online que está sendo implementado na emergência do Hospital de Clínicas.
“A ferramenta funciona da seguinte forma: ao chegar na emergência, o paciente responde a um questionário online de triagem. Após o término, ele recebe uma nota de urgência, com a possibilidade de estar ou não com a Covid-19 e espera ser chamado. O gestor médico vai estar na outra ponta da plataforma e receberá as informações do paciente, entendendo melhor seu estado de saúde e podendo assim avaliar a prioridade no atendimento. O sistema otimiza o trabalho dos profissionais porque com a Caren é necessário apenas de uma pessoa para a tomada de decisão e encaminhamento dos pacientes. A identificação de casos suspeitos e prioridades é feita automaticamente pelo sistema e vários pacientes podem responder a triagem simultaneamente, o que gera um enorme ganho de eficiência”, explica Thiago Bonfim, CEO da Caren.
O sistema de triagem online desenvolvido para o HC teve uma grande colaboração do corpo médico do Hospital e do time de tecnologia da Unicamp e foi pensado para que a interação ocorra dentro da área de emergência. É um sistema de triagem que separa pacientes suspeitos de pacientes saudáveis e que gera uma fila por ordem de prioridade, de forma automática.
A Caren já atua junto às Secretarias de Saúde nos municípios de Campos dos Goytacazes, Resende e São João de Meriti, no Rio de Janeiro. Recentemente, a startup lançou uma plataforma de autoavaliação gratuita de Coronavírus – www.coronavirus.caren.app/ – que interage direto com o usuário final, sendo a primeira ação B2C (business to consumer) da empresa. Em menos de 1 mês, foram quase 3 milhões de acessos.
Seguindo os parâmetros do Ministério da Saúde, a ferramenta online utiliza um chatbot, programa de inteligência artificial que se comunica através de mensagens de texto, para coletar as informações dos usuários, através de perguntas e respostas. Os dados recolhidos são tratados a partir do que determina o Ministério da Saúde. Ao final do teste, o internauta pode entender melhor o estado de saúde e saber se deve ou não procurar por um atendimento clínico.