O Austa Hospital, de São José do Rio Preto, uma das maiores organizações de saúde da região noroeste do estado de São Paulo, completou 42 anos nesta quarta-feira, 19 de janeiro. Embora o país atravesse um dos momentos mais difíceis de sua história, o médico cardiologista Mario Jabur Filho, diretor presidente do Hospital mantém o otimismo e agradece a comunidade. “Sermos referência em saúde de qualidade e com segurança num centro de excelência tão importante como Rio Preto é um orgulho para todos os nossos profissionais. Tenho orgulho de pertencer a esta instituição e de ser profissional de saúde nestes tempos tão desafiadores. Em nome de todos, agradeço o reconhecimento e o carinho de nossos clientes e as comunidades das cidades de nossa região”, afirmou Dr. Jabur.
Referência do setor em assistência humanizada, qualidade e segurança no atendimento e serviços, o Austa Hospital completa 42 anos integrando a holding de serviços de saúde Hospital Care, que também reúne o Austa Medicina Diagnóstica, o Instituto de Moléstias Cardiovasculares – IMC e a operadora de saúde Austa Clínicas.
Estas unidades se notabilizam pelo corpo clínico e multiprofissional altamente capacitado, aliado à tecnologia médica e diagnóstica e por serem centros de ensino e pesquisa em evidência na região.
O Austa Hospital, juntamente com o seu Laboratório, hoje, Austa Medicina Diagnóstica, foi fundado em 1980 por um grupo de médicos formandos e professores da Faculdade de Medicina de Rio Preto que se uniram para construí-lo com compromisso de oferecer à população da região atendimento de qualidade, segurança e conforto.
Ao longo dos anos, o Hospital conquistou importantes certificações, entre elas, a Acreditação ONA com Excelência – nível 3, a mais alta certificação de qualidade hospitalar conferida pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) e, em 2021, o selo Covid Free Excelente.
A instituição conta com mais de 500 médicos e equipe multidisciplinar, com profissionais de enfermagem, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros, referenciados em suas especialidades, altamente capacitados e que estão em constante aprimoramento e atualização para oferecer a melhor medicina aos pacientes. Eles dispõem de moderna estrutura hospitalar, alta tecnologia em diagnósticos e procedimentos cirúrgicos para proporcionar serviços e tratamentos eficazes.
Possui 40 leitos em UTIs (adulto e pediátrica/neonatal) e 140 leitos de hotelaria, com quartos climatizados, ambiente confortável e seguro, tanto para pacientes quanto para acompanhantes.
Seu moderno centro cirúrgico dispõe de sete salas com infraestrutura necessária para realizar grandes procedimentos, além de sala de recuperação pós-anestésica totalmente equipada e áreas de apoio aos médicos e demais profissionais que ali atuam.
O Austa Hospital destaca-se também pelo Serviços de Exames de Imagens, que conta com equipe multiprofissional altamente especializada para realizar exames de imagem nos mais modernos equipamentos nas áreas de hemodinâmica, cardiologia, endovascular, neurorradiologia, endoscopia, tomografia, ressonância magnética e radiodiagnóstico.
Desde meados de 2004, o Austa Hospital está comprometido com as seis metas internacionais de segurança do paciente estabelecidas pela Joint Commission International, em parceria com a Organização Mundial da Saúde. Desde então, o hospital integra um movimento que vem evoluindo no Brasil, no qual as instituições de saúde adotam cultura organizacional por meio de planejamento, processos e protocolos, com objetivo de oferecer melhor atendimento e serviços de excelência aos pacientes e demais clientes, com total segurança.
Em 2019, recebeu a Acreditação ONA com Excelência – nível 3, que atesta que o hospital alcançou excelência em gestão, com maturidade da cultura organizacional de segurança, transparência e busca pela melhoria contínua da qualidade assistencial.
A Acreditação ONA é reconhecida pelo Ministério da Saúde e pela Sociedade Internacional de Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua – International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial da Saúde e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de mais de 100 países.
Ao ter a Acreditação nível 3, o Austa Hospital demonstra para a sociedade que o cuidado e a segurança do paciente estão no foco de todas as ações de seus médicos e demais profissionais.
Em 2020, com a eclosão da pandemia do novo Coronavírus, o Austa Hospital passou a ser a única instituição de saúde da região a ter uma unidade dissociada do hospital dedicada exclusivamente a tratamento de pacientes com síndromes respiratórias, inclusive a covid-19. Desta forma, o hospital pôde proporcionar ambiente mais seguro para o tratamento de pacientes com outras patologias, com máxima eficiência e excelentes desfechos clínicos.
Esta preocupação foi novamente reconhecida pela sociedade durante a pandemia com a conquista do selo Covid Free.
Pela primeira vez, neste mesmo ano, o Austa Hospital foi o primeiro da cidade a realizar tratamento com terapia baseada na oxigenação por membrana extracorpórea, conhecida por Ecmo (na sigla em inglês), em paciente em tratamento de Covid-19.
Em seu aniversário, Austa Hospital presenteia clientes e profissionais com experiência interativa
Para comemorar seu aniversário, o Austa Hospital presenteou seus clientes e profissionais com uma experiência interativa. Na recepção central, eles dispuseram de um totem no qual podem tirar fotos e levá-las para casa.
Para os profissionais, é a oportunidade de registrarem em imagem o relacionamento que vêm construindo com a instituição e compartilhar com familiares e amigos.
Uma das dezenas de pessoas que posaram para fotos foi Débora Zurisio Guarnieri, auxiliar administrativa do Setor de Faturamento do Hospital, que teve motivos em dobro para comemorar este dia 19 de janeiro. “Nasci neste mesmo dia da fundação do Austa Hospital, em 1980. Tenho muito orgulho de trabalhar nesta instituição e agora muito animada com a possibilidade de crescimento profissional depois da parceria com a Hospital Care”, disse a aniversariante.
Perspectiva que já se tornou realidade para a enfermeira Vanessa Valadares, que ingressou há 18 anos no Hospital como trainee, galgou três cargos e hoje é gestora de Relacionamento Médico, cargo de liderança e estratégico para a instituição. “Minha vida profissional foi toda construída no Austa Hospital que, devido a sua dimensão, oferece muitas oportunidades para o profissional crescer e ser reconhecido, desde que se empenhe”, declarou a enfermeira.