Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes discute importância do apoio psicológico profissional durante a gravidez

Pré-natal psicológico; psicologia perinatal; a importância do vínculo no processo de formação do Eu; câncer de mama na gestação; e luto na gestação foram temas de palestras da I Jornada de Psicologia Perinatal do Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, de Goiânia (GO), que ocorreu nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório da unidade. Também foi discutido em mesa redonda sobre parto humanizado e apresentados trabalhos sobre síndrome de down, gravidez na adolescência, manifestações sintomatológicas durante a gravidez que podem gerar em depressão e aspectos emocionais em mulheres após a interrupção do período gestacional.

Com a participação de cinquenta inscritos, o evento contou com a ministração de profissionais das mais diversas áreas da saúde, entre eles: psicólogos, enfermeiros, médicos, doulas e terapeutas holísticos. Para iniciar, as psicólogas Alessandra Arrais, Bianca Andrade e Luciana Rocha explicaram sobre os benefícios para as grávidas em terem um acompanhamento pré-natal psicológico e também sobre psicologia perinatal. “A vida após o nascimento do filho é muito romantizada, mas a realidade é diferente. As mulheres precisam entender que as decepções são normais e vão acontecer. Por isso é tão importante o pré-natal psicológico. Não se pode focar apenas no físico, é preciso cuidar dos aspectos psicológicos também”, destacou Alessandra.

Na parte da tarde do primeiro dia do evento, foi levantada ainda uma discussão sobre o plano de parto e a importância do acompanhante durante o parto, entre outros temas relativos a um parto humanizado. Para completar, discutiu-se sobre como o vínculo com o cuidador é determinante para que a pessoa se compreenda. “O estímulo do vínculo já acontece quando o bebê chega e é ele que organiza a compreensão da importância do outro na vida da criança”, afirmou a psicóloga Helenice Mesquita.

No segundo dia da jornada, o ginecologista/obstetra e mastologista Célio Vidal iniciou informando sobre o câncer de mama na gestação. “Os fatores de riscos e o prognósticos são os mesmos de qualquer outro momento da vida, o que muda é o tratamento mais indicado, sendo que radioterapia não é feita. Já a quimioterapia pode ser realizada, desde que avaliado seu benefício ou prejuízo à mãe e ao bebê”, destacou. Em seguida, onze psicólogas apresentaram trabalhos sobre assuntos relacionados à perinatalidade.

Para finalizar, a psicóloga Karla Cerávolo palestrou sobre luto na gestação. Além de contar sobre sua experiência em atendimentos a pais que perderam os filhos, ela cantou músicas autorais sobre o tema e explicou como os psicólogos podem ajudar as famílias que passam por essa situação delicada. “É preciso falar sobre o assunto com os pais, trazê-los para o mundo real, mesmo que seja difícil e fazê-los entender que não é preciso ter medo de amar de novo”.

“A decisão de fazer a jornada foi pelo desejo de aprofundar na área e pela troca de experiências. A intenção foi trazer profissionais que vivenciam outros contextos para poder fazer essa troca e construir formas mais próximas e adequadas para acompanhamento. Também é uma forma de discutir a atuação do psicólogo nessa área”, destacou uma das organizadoras do evento, a coordenadora de Psicologia da unidade, Viviane Ferro. “Estou muito feliz com o resultado, com os temas tratados, com o envolvimento de todos e com a qualidade da discussão. Esse foi um evento muito esperado e planejado com carinho. Ano que vem faremos a segunda edição!”, disse a diretora operacional do HEMNSL, Ana Maria Caribé da S. Mello.

“Eu acredito que o ponto alto foi os profissionais de alta classe trazidos. Poderíamos ficar o dia inteiro escutando a cada um. No fim, gostei muito tanto como ouvinte como por ter apresentado um trabalho. Consegui absorver muito conhecimento”, opinou Glênia Pereira.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.