Hospital de Doenças Tropicais alerta colaboradores e pacientes sobre a importância do Novembro Azul

8

Novembro é o mês dedicado à conscientização dos homens sobre as doenças que afetam a saúde deles, em especial a prevenção ao câncer de próstata. Há uma estimativa que no Brasil surjam cerca de 65 mil novos casos da doença, em 2020. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens.

Para alertar e conscientizar os colaboradores e pacientes sobre a importância da prevenção à essa doença, o Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad, gerido pelo Instituto Sócrates Guanaes (ISG), em Goiânia (GO), promoveu na última terça-feira (17) a distribuição de brindes para os pacientes. Os colaboradores foram com uma peça de roupa de cor azul, para fazer alusão ao tema.

“O Novembro Azul foi criado com o intuito de lembrar a população, principalmente masculina, da necessidade de se fazer exames preventivos quanto ao câncer de próstata. O Brasil é um país recordista em casos de mortes pela doença. Culturalmente, o homem brasileiro não faz exames periódicos”, destaca o infectologista do HDT, Pedro Mario de Rezende Filho.

Ele ainda ressalta a importância de ter um mês ao ano para falar sobre a doença. “O câncer de próstata é de manifestação lenta e pode passar desapercebido, por isso é importante falar sobre a doença e mais do que isso, incentivar os homens a buscarem auxílio médico. É relevante lembrar que todo homem acima de 45 anos, deve procurar o médico urologista para a realização de exames preventivos”, conclui o médico Pedro Filho.

Para a Auxiliar de Comunicação do HDT, Cristiane Peixoto foi uma alegria organizar o momento em alusão ao Novembro Azul. “Sabemos da enorme importância de se falar sobre o câncer de próstata e alertar a população masculina quanto às medidas de prevenção da doença e por isso, parar um dia para falar sobre o tema foi extremamente importante e produtivo. Nos sentimos honrados em fazer parte desse momento. Temos a certeza da importância do nosso trabalho e isso faz valer a pena cada esforço e dedicação, pois o nosso foco é o bem-estar de nossos pacientes e colaboradores”, destaca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.