Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promove workshop sobre gestão de ferramentas da qualidade

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), de Goiânia (GO), promoveu em 10 de outubro um workshop para seus colaboradores sobre ferramentas Lean Healthcare – um modelo de gestão criada nos anos 2000, focado na redução de desperdícios nos processos de produção de serviços da Maternidade, buscando o aprimoramento da segurança do paciente. Conduzida pela farmacêutica de Qualidade, Jaqueline Vieira, os presentes aprenderam como montar um fluxograma de como identificar eventuais processos em que há necessidade de melhoria.

Em três grupos de seis pessoas, os participantes escolheram áreas que precisam de atenção na unidade, pontuando cada processo em um cartaz, para facilitar a discussão. “A partir do setor escolhido, vocês vão planejar, fazer, checar e agir, formando assim o ciclo PDCA, fator determinante para iniciar as soluções desse problema levantado, definindo a gravidade, a urgência e a tendência que esse fator tende a se agravar ao longo do tempo, pensando sempre no paciente”, orientou Jaqueline.

As ferramentas de Qualidade visam reduzir custos, possíveis falhas, e tempo de cada processo; aumento da produtividade e até uma mudança cultural dentro da unidade. Segundo a colaboradora Edna Prado, do Departamento de Pessoas, o workshop “é uma boa oportunidade de analisarmos os problemas e discutirmos maneiras novas de saná-los, com um ponto de vista diferente do que já foi feito anteriormente”. Já para o analista de Qualidade, Antônio Nunes, essa é uma oportunidade de diferentes setores trazerem à tona suas opiniões sobre um problema, que nem sempre está relacionado ao campo deles. “Diante de uma visão multiprofissional, buscando sempre soluções inteligentes e dinâmicas, pode-se promover mudanças positivas”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.