Hospital é único no RS certificado com ISO 14001 pelas práticas ambientais e sustentáveis

Central de Reciclagem. Crédito: Diego Madia

O Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), recebeu nesta terça-feira (26) o certificado ISO 14001:2015, versão mais recente, por atender a todos os padrões internacionais exigidos para implantação de seu Sistema de Gestão Ambiental, que visa estabelecer o melhor “gerenciamento de aspectos ambientais associados à atividade hospitalar, práticas assistenciais e de gestão”. A instituição é a única no Sul do Brasil, conforme cadastro do Inmetro, com a certificação válida no setor saúde.

Para o superintendente administrativo, Evandro Moraes, o reconhecimento consolida um projeto que teve início em 2016 e que se tornou uma referência nacional no setor. “Nesse período, nos diferenciamos como um modelo nacional por um conjunto de ações e investimentos como a Central de Transformação de Resíduos, a primeira dentro de um hospital e que nos permite reciclar e reaproveitar 100% dos resíduos que produzimos. Também fomos os pioneiros na região sul a publicar o inventário de gases do efeito estufa, recebendo o selo prata do GHG Protocol. Em 2021, obtivemos o certificado internacional I-REC, pois toda a  eletricidade consumida pela instituição é oriunda de geração eólica. Agora alcançamos a ISO 14001:2015”, pontua.

A auditoria externa foi realizada pelo Bureau Veritas Certification Holding SAS – UK Branch, entre os dias 12 e 15 de julho. Foi a última etapa do processo para obter a certificação. Os auditores vistoriaram diversas áreas da instituição para comprovar que o hospital está em conformidade com os requisitos necessários para obtenção da ISO 14001:2015. Entre as exigências estão boas práticas de geração, manejo, reaproveitamento, transporte, tratamento e disposição final dos resíduos, redução do consumo de energia e uso de fontes renováveis, além de identificar, priorizar e gerenciar riscos ambientais. O monitoramento das rotinas e resultados e a melhoria contínua do sistema de gestão ambiental também são avaliados.

Evandro reforça que o Hospital Moinhos de Vento tem a responsabilidade social e ambiental e o compromisso com a preservação do futuro das próximas gerações como um dos pilares fundamentais. “Mérito de sua gestão que conduz a estratégia dentro dos propósitos e de seus valores históricos, quase centenários, mérito de seus colaboradores, as peças mais importantes nessa engrenagem verde e virtuosa. A sustentabilidade ambiental nos move!”, conclui.

Segundo o Inmetro, há 1.364 empresas certificadas na ISO 14001:2015, sendo 19 na área da saúde, 17 em São Paulo, uma em Minas Gerais e outra em Pernambuco. No Rio Grande do Sul são 48 certificações válidas, nenhuma no setor hospitalar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.