Hospital Erasto Gaertner promove 1ª Maratona de Cirurgia Robótica Oncológica

Entre os dias 16 e 18 de abril, o Hospital Erasto Gaertner (HEG) realiza a 1ª Maratona de Cirurgia Robótica Oncológica do Brasil, que levará a Curitiba (PR) médicos de todo o país e de várias partes do mundo. Os participantes terão a oportunidade de acompanhar, em tempo real, a atuação de renomados cirurgiões da América Latina, por meio de transmissões, em Full HD, do centro cirúrgico  para o auditório principal do Hospital Erasto Gaertner. O evento é uma oportunidade única para aqueles que desejam se atualizar no tratamento cirúrgico dos tumores oncológicos e discutir os tratamentos mais recentes destas neoplasias.

“A Maratona de Cirurgia Robótica faz parte do Programa de Ensino de Cirurgia Minimamente Invasiva do HEG, iniciado em 2015. Desde então, mais de 60 cirurgiões convidados do Brasil e de outros países realizaram cirurgias ao vivo no hospital. Mais de 200 cirurgiões de todo o país foram treinados com o que de há mais  avançado em cirurgia, consolidando a posição do Erasto como centro de referência nesse tipo de procedimento. Tem sido muito importante para melhorar o tratamento do câncer em todo o Brasil, já que esse conhecimento é multiplicado nas maratonas”, explica o cirurgião Reitan Ribeiro, coordenador de Maratonas de Cirurgias do Hospital Erasto Gaertner.

A primeira edição da Maratona de Cirurgia Robótica Oncológica tem como foco a utilização da técnica robótica em diferentes sistemas como aparelho urinário e gastrointestinal. Durante o evento, serão realizadas seis cirurgias por profissionais do Hospital Erasto Gaertner e também convidados dos maiores centros de referência do mundo.

No campo das cirurgias minimamente invasivas, que proporcionam melhores resultados no que diz respeito à recuperação do paciente no pós-operatório, o Sistema Cirúrgico Robótico é o que há de mais moderno e assertivo. A solução possibilita a realização de procedimentos de alta complexidade com muita segurança para o paciente e também para o médico cirurgião, já que o equipamento possui uma combinação de recursos que confere maior destreza e controle durante a cirurgia, principalmente em áreas mais delicadas.

“Esta nova modalidade de cirurgia minimamente invasiva é muito atrativa para a cirurgia oncológica, que tem entre seus princípios, o respeito aos planos cirúrgicos e a mínima manipulação da região tumoral. A tendência atual e futura no mundo é a aplicação da Cirurgia Robótica para ressecções oncológicas gastrointestinais, pancreáticas, hepáticas, urológicas e do trato genital. O objetivo do Hospital Erasto Gaertner  é difundir e solidificar o método dentro da comunidade médica, por isso a escolha de um evento científico internacional, teórico e prático, com duração de três dias, e que conta com o apoio estratégico e operacional do Colégio Brasileiro de Cirurgiões”, afirma o cirurgião Flavio Daniel Saa vedra Tomasich, do Serviço de Cirurgia Abdominal do HEG e coordenador da Maratona Robótica do HEG.

Participante de todas as maratonas cirúrgicas promovidas pelo Hospital Erasto Gaertner, o cirurgião Romualdo Gama, professor de Ginecologia da Faculdade  de Medicina de Teresópolis, destaca que “o evento oferece instrução de altíssima qualidade, com professores altamente experientes,  abrindo os horizontes da cirurgia robótica no Brasil e, o principal, levando à população o que existe de mais moderno no combate ao câncer”.

Sistema Cirúrgico Robótico do HEG

Somente no ano passado, primeiro ano de atividade do Sistema Robótico no Hospital Erasto Gaertner, mais de 53 procedimentos foram realizados – todos pelo Sistema Único de Saúde. O hospital é o único do Paraná e de Santa Catarina a oferecer o serviço para pacientes do SUS, sendo 2% crianças e adolescentes, 42% idosos e 56% adultos entre 19 e 59 anos.

Em 2017, vários profissionais do Hospital Erasto Gaertner passaram pelos mais diversos treinamentos de aptidão para este tipo de cirurgia e oito médicos cirurgiões receberam a qualificação para realizar procedimentos cirúrgicos robóticos.

“O Erasto Gaertner, como instituição de referência em oncologia, sempre atuou em prevenção, diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa. Além disso, se destaca como pioneira em inovação e tecnologia para tratamento de todas as neoplasias, com a implantação do primeiro programa de cirurgia robótica do PR e SC. A Maratona de Cirurgias Robóticas será uma ótima oportunidade para iniciar a formação de outros profissionais e promover a discussão e a prática da técnica”, destaca Adriano Lago, superintendente do Hospital Erasto Gaertner.

A nova tecnologia robótica foi viabilizada pelo Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (PRONON), que tem a finalidade de captar e canalizar recursos para a prevenção e o combate ao câncer. Todo o dinheiro para o projeto foi captado por deduções do imposto de renda, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Maratonas cirúrgicas

Nos próximos meses o Hospital Erasto Gaertner realiza ainda mais duas maratonas cirúrgicas, entre elas estão a 4ª Maratona de Ginecologia Oncológica Laparoscópica – MAGION, nos dias 28 e 29 de setembro, quando serão realizadas entre 14 e 18 procedimentos, por seis cirurgiões convidados, e a 2ª Maratona de Cirurgia de Câncer de Mama – MARAMAMA, nos dias 8 e 9 de junho, quando serão realizadas de 15 a 20 cirurgias, por dez cirurgiões convidados.

Informações e inscrições: maratonadecirurgia.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.