Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia capta 54 bolsas de sangue em dia especial

Com ambiente climatizado, os doadores se acomodaram nas poltronas disponíveis para a captação

Quem entrou no Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia (GO) Cairo Louzada (Heapa) na quarta-feira (9) percebeu que havia algo diferente no estacionamento da unidade. A presença da unidade móvel do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Prof. Nion Albernaz (Hemogo) estava pronta para receber doações de sangue e medula óssea durante todo o dia. A campanha captou 54 bolsas nesta ação, que tem o intuito de aumentar o estoque de sangue do Hemocentro, que apresentou um déficit de 41% no estoque de sangue e hemocomponentes neste início de ano.

Como de costume, todo semestre o Heapa realiza esta campanha, como uma forma de apoiar e difundir a doação entre os colaboradores da unidade e, como de quebra, a população de Aparecida de Goiânia que está de passagem pelo hospital. Neste ano, além dos funcionários já agendados, quase dobrou o número para doação de forma espontânea. “Se compararmos com a última visita, a quantidade subiu de 14 para 25 pessoas. Isso mostra que, mesmo em mês de baixa procura, conseguimos bons resultados nessa captação itinerante”, frisou a responsável pela campanha no Heapa, Érika Paz.

Em uma unidade móvel climatizada, com espaço para até quatro captações de sangue simultâneas, respeitando os protocolos de distanciamento estabelecidos contra a Covid-19, os doadores passavam rapidamente pela triagem e logo estavam acomodados para retirarem 420ml de sangue, que podem salvar até quatro vidas. Além da captação de sangue, seis candidatos se cadastraram para doarem medula óssea e uma captação de plaquetas. No segundo semestre, o ônibus do Hemocentro conta com a parceria de sucesso e volta ao pátio do Heapa.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.