Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia realiza 1ª Semana Científica

O coordenador da Assessoria Geral das Coremes da Sest-SUS, da SES-GO, Belchor Calaça, fala sobre a importância da Residência Médica em hospitais

O Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Huapa), da SES – Governo de Goiás, promoveu nos dias 18 e 19 de outubro, no auditório da unidade, a 1ª Semana Científica do hospital. Voltado para colaboradores e médicos residentes, o evento teve como objetivo divulgar atividades de conhecimento científico na área da saúde, realizados no hospital.

A mesa diretiva de abertura foi composta pela diretora geral da unidade, Mara Rúbia de Souza; pela diretora operacional, Jaqueline Dourado; pelo diretor técnico, Roberval Miranda; pelo presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Huapa, Bruno Air Machado; pelo coordenador da Assessoria Geral das Coremes da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO), Belchor Calaça; e pelo técnico de Assessoria Geral da Sest-SUS da SES-GO, George Alves.

Em sua fala, Belchor Calaça destacou a importância do Programa de Residência Médica no hospital. “É através da Residência que médicos aprimoram seus conhecimentos e incrementam a formação profissional. É um programa que também traz benefícios para o corpo clínico do hospital que se mantém atualizado e para os pacientes, que têm acesso a um atendimento melhor e mais humanizado”, concluiu.

No primeiro dia do evento, diversas palestras foram ministradas. A nutricionista do Huapa, Marina Reis falou sobre “Sarcopenia”. Já s integrante da coordenação de Psicologia do hospital, Thais Gomes, apresentou sobre “UTI, paciente e família: um lugar de intensidade”. À tarde, ainda foram proferidas palestras sobre “Nutrição Parental Complementar”, com a nutróloga Heloíse Helena Medeiros; “Curativo a Vácuo”, com o residente em Ortopedia, Marcos Henrique Alves Resende; e “Desnutrição Hospitalar”, com nutricionista clínica da Equipe Multiprofissional em Terapia Nutricional (EMTN) do Huapa, Sáskia Ribeiro; além da apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do residente em Cirurgia, Fernando Magalhães e Silva.

Já no segundo dia, o evento foi aberto com a palestra da fonoaudióloga do Huapa, Stela Venâncio, apresentando o programa de humanização “Dando Voz ao Silêncio”, que está sendo implantado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. Em seguida, o residente em Ortopedia, Ricardo Eduardo França falou sobre “Tratamento Cirúrgico da Joanete”. À tarde, a coordenação de Psicologia apresentou o “Projeto Autoestima” para os presentes. Ainda, diversas apresentações acadêmicas ocorreram.

Para a residente em Anestesiologia do Huapa, Elizabeth Luriko, que apresentou Trabalho de Conclusão de Curso de Residência Médica sobre “Atualizações na Avaliação Pré-anestésica (Protocolos)”, a Semana Científica “foi um momento para compartilhar informações e conhecimentos entre os internos da unidade, cada um apresentando sua especialidade”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.