Hospital e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes promove curso “Iniciativa Hospital Amigo da Criança”

Parte dos participantes do curso com o certificado. Foto: Marilane Correntino

No intuito de reforçar as boas práticas ao parto e nascimento e padronizar as estratégias de manejo para apoio, proteção e promoção do aleitamento materno para redução da mortalidade infantil, o Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) promoveu, de 19 a 21 de julho (terça a quinta-feira), o curso “Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC)”. A ação foi voltada para os colaboradores da unidade e contou com parte teórica e prática.

Os três dias de curso, com duração de 20 horas, foi ministrado pela fonoaudióloga Marilene Bueno,  com a colaboração da assistente social Lourdes Maria de Paula. O HEMNSL tem o título da IHAC desde 1999 e segundo Marilene, um dos critérios para manter o título é treinar pelo menos 80% da equipe para atuar de acordo com as determinações da IHAC.  A unidade realiza treinamentos constantes para que os funcionários participem ativamente do processo de incentivo ao aleitamento materno. É uma regulamentação que inclui cuidados com a mãe, o acompanhante e com o recém-nascido, a fim de garantir um atendimento mais humanizado. São levados em consideração o aleitamento materno, o cuidado no atendimento obstétrico, pré-natal, parto e pós-parto, assim como o contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento.

A fonoaudióloga explicou sobre os dez passos para o sucesso do aleitamento materno, que devem estar afixados na unidade de saúde. Entre esses passos, está a regra de não oferecer bicos artificiais, mamadeiras, bem como alguma bebida que não seja o leite materno. A Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para lactentes e Crianças de Primeira Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), da Lei 11.265/2006 desempenha um papel extremamente importante na proteção da amamentação contra as estratégias de marketing da indústria. Dentre outros assuntos   abordados pela fonoaudióloga foi a fisiologia da mama.

Foi aplicado um teste para avaliar o conhecimento dos colaboradores e no final do treinamento, todos os participantes receberam certificado.

IHAC

Idealizada em 1990 pela Organização Mundial de Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a Iniciativa Hospital Amigo da Criança define dez passos para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Nesse mesmo ano, o Brasil foi um dos 12 países escolhidos para dar partida à IHAC ao assinar a Declaração de Innocenti durante um encontro na Itália, se comprometendo a seguir as dez metas estabelecidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.