Hospital Estadual Materno-Infantil recebe palestra sobre o novo código de ética de Enfermagem

Profissionais de Enfermagem presentes durante apresentação de novo código de ética

O Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), da SES-GO – Governo de Goiás, por meio de sua Comissão Institucional de Ética em Enfermagem (Cieenf), promoveu na quinta-feira (29), encontro para discutir o novo código de ética de Enfermagem, que está em vigor desde o mês de abril de 2018. A apresentação aconteceu no auditório do HMI, que contou com a presença de enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem.

Apresentado por Danielly Silvestre Bittencourt e Castro, membro do Conselho Regional de Enfermagem de Goiás (Coren-GO), o novo código é mais claro, objetivo e organizado em capítulos que abordam os princípios fundamentais da Enfermagem, direitos e deveres, proibições, infrações, penalidades e suas aplicações à classe. O tópico sobre a importância de uma comissão de ética em enfermagem dentro de uma instituição de saúde também foi debatido pela conselheira. “Amparar e proteger os profissionais é a principal ação de uma comissão dentro de uma unidade de saúde, respeitando sempre o código de ética. Para o Coren-GO, é por meio dessas comissões que é possível acompanhar de maneira mais próxima o trabalho e as atividades destes profissionais”, ponderou.

A enfermeira ainda destacou o trabalho feito pela Cieenf do HMI, que foi a primeira unidade de saúde de Goiás a instituir uma comissão de ética, que é sólida e ativa desde o ano de 2005. “A comissão do HMI é sempre muito procurada e acaba sendo modelo para outras instituições, que necessitam criar uma comissão, visto que é obrigatório em locais onde trabalham mais de vinte profissionais da área”, frisou. Para o presidente da Cieenf, Caio Betuel, o trabalho desenvolvido dentro do HMI, sempre em parceria com a gestão da unidade, busca “estruturar e apoiar os profissionais da unidade, fortalecendo o vínculo e a qualidade do ambiente de trabalho, capacitando-os para exercer um melhor tipo de serviço, de mais alto padrão”.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.