Hospital Estadual Nossa Senhora de Lourdes recebe curso de capacitação do IHAC

Humberto Borges fala sobre os cuidados durante do parto e como proporcionar que ele ocorra de maneira humanizada

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), da SES – Governo de Goiás, deu início em 21 de novembro, no auditório da unidade, ao curso Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) voltado para colaboradores do hospital. A programação seguiu com palestras até sexta-feira (23).

No momento de abertura do evento, a fonoaudióloga da unidade, Marilene Bueno, deu boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância do curso no hospital, que foi a primeira unidade estadual a receber o selo de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em 1999. “O curso é uma maneira de equiparar os colaboradores de todos os setores do HEMNSL, para que sigam os mesmo passos para o melhor atendimento dos pacientes e acompanhantes, desde a recepção até a limpeza”, afirmou.

Abrindo o círculo de palestras, o  ginecologista e obstetra Humberto Borges falou sobre a fisiologia da mama para receber o leite materno, as práticas de parto e o Cuidado Amigo da Mulher (CAM). “É importante garantir durante a estadia da mulher no hospital e principalmente durante o trabalho de parto um ambiente tranquilo, acolhedor e  que seja mantida a privacidade da paciente”, concluiu.

Em seguida, a pediatra Vanessa Cristina Assunção, explicou sobre os riscos do parto prematuro, as causas e os sintomas que a gestante pode apresentar. Para a gerente de Enfermagem do hospital, Angelita Alves, “a principal característica do curso é garantir aos bebês que nascem na maternidade uma vida saudável e o empoderamento da mulher, que também recebe orientações de como cuidar melhor do filho recém-nascido”, ressaltou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.