Hospital HSANP inicia projeto para orientar mulheres no período gestacional

Localizado no bairro de Santana, na Zona Norte da capital paulista, o hospital HSANP anuncia a criação de um programa direcionado às gestantes da Grande São Paulo. Por meio de um curso gratuito, as futuras mamães agora têm a oportunidade de aprender com os especialistas da instituição sobre temas como a importância de hábitos saudáveis durante a gravidez, os comportamentos que podem evitar o nascimento prematuro, os tipos de parto, a amamentação e os cuidados necessários nos primeiros meses de vida do bebê.

“Essa iniciativa tem o objetivo de orientar e alertar as mulheres sobre os cuidados necessários no período gestacional, para garantir que o bebê se desenvolva dentro dos parâmetros médicos esperados, evitando quaisquer riscos neste período, como o parto prematuro”, explica Mário José Mariosa Silveira, coordenador da UTI neonatal do HSANP. “Com acompanhamento médico, as gestantes conseguem perceber que pequenas mudanças de hábito já garantem mais saúde ao bebê e qualidade de vida para ela”, acrescenta.

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra anualmente 340 mil nascimentos antes da 37ª semana, o que indica que cerca de 10% dos bebês são prematuros. “Os recém-nascidos prematuros podem ser classificados como prematuros tardios, moderados ou extremos, dependendo da semana de nascimento. Cada período tem patologias características, como a maior incidência de distúrbios respiratórios ou hipoglicemia”, esclarece Silveira.

O programa ganha ainda mais relevância durante novembro, considerado o mês internacional de sensibilização para a causa da prematuridade. “O nosso propósito é criar um espaço para dar suporte e acolher as mulheres em um momento tão especial e delicado como a gestação. Com foco no preparo da gestante antes mesmo da chegada do bebê, toda a nossa equipe atua no combate ao parto prematuro, que muitas vezes acontece pela falta de cuidado durante a gravidez”, explica o médico.

O projeto conta com nutricionistas, para orientar sobre a importância de hábitos alimentares saudáveis; fisioterapeutas, que abordam os benefícios das atividades físicas durante o pré-natal e o pós-parto, bem como de alongamentos e exercícios de respiração; enfermeiras da obstetrícia e neonatal, com explicações sobre os sinais do parto e como proceder quando eles acontecerem, o que levar para a maternidade e os cuidados com o recém-nascido na hora do banho, a rotina de sono e a troca de fraldas; e médicos neonatologistas, obstetras e ginecologistas, que detalham os tipos de parto, o protocolo de anestesia, a importância da agenda de vacinação e da primeira visita ao pediatra.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.