Hospital IGESP abre edital para os Programas de Residência Médica 2022

O Hospital IGESP, referência em qualidade no atendimento a seus pacientes por meio de um modelo que emprega a atenção global, recursos tecnológicos e profissionalização, investe também na formação de novos médicos especialistas por meio dos seus cinco Programas de Residência Médica, nas especialidades de anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica médica e nutrologia.

O hospital, desde o início das atividades do seu Instituto de Ensino e Pesquisa – IBEPEGE, mantém sua vocação acadêmica e sua responsabilidade com a formação de novos profissionais da saúde. Os programas de residência médica iniciados em 2019 são a continuidade desse legado voltado à educação. Os programas têm o objetivo de qualificar os médicos residentes para a prática de excelência em sua especialidade de escolha, com competência e aprendizado contínuo associado ao desenvolvimento de habilidades essenciais para o profissional da saúde, como a comunicação, o trabalho em equipe, a liderança, defesa do sistema de saúde e a educação. “Na residência médica, o MEC determina o conteúdo obrigatório e cada programa tem a sua matriz de competências que deve ser cumprida, respeitando a carga horária prática de até 90%. Isso significa que o residente aprende enquanto treina. Os outros 10% devem ser cumpridos por atividades teóricas, compondo um total de 2.800 horas, o equivalente à 60 horas semanais”, explica Dr. Andrea Bottoni, chefe da equipe de nutrologia do Hospital IGESP e coordenador da COREME.

O hospital oferece aos preceptores um treinamento docente constante e completamente adaptado à nova realidade de formação e de educação médica. “Ao optar por fazer uma residência médica, o especialista fica mais maduro sob o ponto de vista técnico, sendo um aprendizado profissional e pessoal. É importante que cada estudante, ao longo do curso de medicina, reflita bastante sobre o que faz sentido para ele, avaliando o mercado e suas possibilidades”, pontua.

A meta da instituição é preencher duas novas vagas abertas anualmente para cada programa em andamento, além de das duas vagas que serão abertas para o programa de ortopedia, que já foi aprovado pelo MEC e aguarda nos próximos dias, a vistoria da SOBT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatolodia. Neste mês de outubro o hospital também passou pela vistoria de credenciamento de mais dois novos programas, nas especialidades de Oncologia e Medicina Intensiva, que devem ser aprovados ainda este ano. “Se tudo correr bem, em 2022 estaremos com oito programas de residência em andamento e cerca de 30 médicos em treinamento conosco! Isso é muito gratificante para uma instituição que iniciou seus programas há tão pouco tempo” afirma o coordenador.

O edital dos 5 programas já foi publicado e está disponível no portal hospitaligesp.com.br. “Nele constará o passo a passo para as duas etapas do processo seletivo que consiste em prova escrita e análise de currículo e entrevista. Os programas de residência médica terão início em março/22 e o médico que optar pelos programas oferecidos no hospital IGESP, terão a oportunidade de estudar numa localização privilegiada, próxima à Av. Paulista, um dos melhores endereços de São Paulo, informa Dr. Andrea.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.