Acidentes domésticos, como quedas e contusões, e o desenvolvimento de doenças respiratórias, a exemplo da bronquiolite, são comuns entre as crianças em qualquer época do ano. Mas esses quadros se intensificam em período de férias escolares, especialmente agora, quando a flexibilização do isolamento permite a retomada do convívio social, que estava restrito durante os momentos mais críticos da pandemia de Covid-19.
“Tanto no consultório quanto no pronto socorro, já identificamos um aumento importante na procura por atendimento. É possível dizer que esse movimento está muito próximo do que era antes da pandemia”, afirma Talita Rizzini, coordenadora do Serviço de Pediatria da unidade Liberdade do Hospital Leforte.
Esse crescimento na procura por atendimento pediátrico, no entanto, preocupa os profissionais da área, diante do possível gargalo formado pelo fechamento dos serviços por todo o Brasil. Mesmo antes da pandemia, um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), com base no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Ministério da Saúde, já mostrava uma grande diminuição na estrutura dessa especialidade, nas redes pública e privada.
Entre 2010 e 2019, o Brasil perdeu 15,9 mil leitos pediátricos, de acordo com o levantamento da SBP. No Sistema Único de Saúde (SUS), a redução foi de 48,8 mil leitos para aproximadamente 35 mil. Nas instituições privadas, essa diminuição foi de mais de 2 mil unidades.
Leforte reabre Pediatria na unidade Liberdade
“A exemplo de outras especialidades, muitos serviços pediátricos foram suspensos, em razão do foco dos hospitais no atendimento a pacientes de Covid-19”, afirma Luiz Cervone, diretor médico da unidade Liberdade do Hospital Leforte, em São Paulo. “Outros foram fechados definitivamente, por motivos financeiros, seguindo uma tendência que já observávamos antes da pandemia. Este cenário gera uma situação crítica, no momento em que os pais voltam a procurar o atendimento para as crianças na rede hospitalar.”
Neste mês de janeiro de 2022, o Leforte retomará as atividades da Pediatria da unidade Liberdade. O serviço foi suspenso temporariamente durante a pandemia, com o direcionamento dos pacientes para as unidades do Morumbi e Santo André (Hospital e Maternidade Christóvão da Gama). “Reabrir o serviço foi uma decisão estratégica diante da possibilidade de retomarmos o fluxo normal de atendimento, com a redução dos casos e leitos destinados aos pacientes de Covid-19 na Liberdade”, afirma Cervone.
O Serviço de Pediatria da unidade Liberdade do Hospital Leforte conta com estrutura completa para o atendimento infantil. O pronto-socorro funciona de maneira isolada do atendimento adulto, com sala de amamentação e fraldário. São três consultórios, 16 leitos de internação, com ambientação especial, além de cinco unidades de UTI Pediátrica. Mais recentemente, o atendimento ambulatorial ganhou o reforço do espaço disponível em um andar inteiro da Clínica e Diagnósticos Leforte Liberdade, localizada na Rua da Glória, ao lado do hospital.
Essa estrutura completa permite o oferecimento de um atendimento multidisciplinar, com um grande número de subespecialidades, como pneumologia, infectologia, neurologia, nefrologia, alergistas, reumatologia, cardiologia, entre outras.