O Hospital Mater Dei Santa Genoveva, com mais de quatro décadas de história e conhecido por seu pioneirismo e excelência em Uberlândia (MG), obteve a recertificação Qmentum, reforçando seu compromisso com a qualidade e segurança do paciente. A certificação internacional é um reconhecimento de que os processos do hospital atendem aos mais altos padrões, com destaque para a referência canadense da Qmentum.
Durante o processo de recertificação, o hospital passa por auditorias a cada 2 ou 3 meses, nas quais são revisados minuciosamente todos os documentos, além de avaliar a forma como os atendimentos e processos são conduzidos dentro da unidade hospitalar. Essas auditorias incluem interações com pacientes, familiares e colaboradores. Para obter a recertificação, é necessário atender a mais de 70% dos requisitos estabelecidos.
O Diretor Geral, Gustavo Paiva, ressaltou que a qualidade é uma prioridade diária da instituição e que a preparação ocorre constantemente. “O Mater Dei Santa Genoveva tem como um de seus valores ‘fazer seguro e bem-feito’ e trabalha arduamente para garantir esse princípio. O processo de certificação envolve todas as áreas da empresa, desde as assistenciais até as administrativas, e demonstra que o hospital gera resultados e valor para todos os públicos”, disse.
Como líder da equipe, Gustavo Paiva desempenhou o papel de garantir que os protocolos, procedimentos e fluxos estivessem disseminados de forma sistêmica na instituição. Além disso, promoveu a disseminação da cultura de segurança assistencial e intensificou as capacitações e alinhamentos de processos, durante o processo de recertificação. “O sucesso da recertificação da Qmentum é inteiramente atribuído às equipes e lideranças dos setores de Enfermagem, Qualidade, Operações, SECIH e Corpo Clínico. A dedicação incansável, expertise e comprometimento foram essenciais para garantir que os protocolos, procedimentos e fluxos estivessem disseminados de forma sistêmica em toda a instituição. O foco do hospital não é apenas o momento da certificação, mas sim a busca contínua pela qualidade em seu dia a dia e juntos, estamos construindo um ambiente de cuidado seguro e de alto padrão para nossos pacientes”, afirma.
Mariane Tarabal, Diretora Médica, destacou que o processo reforça a qualidade e segurança do paciente, garantindo que sejam atendidos de acordo com os mais altos padrões internacionais. “A equipe médica desempenhou um papel fundamental em todas as etapas, participando ativamente do desenvolvimento e implementação de processos, fluxos, protocolos de segurança e documentos para a segurança do paciente. O envolvimento e engajamento de todo o corpo clínico, sob a liderança do gerente médico, Dr. Leandro Garcia, foram essenciais para a conquista da recertificação”, explicou a Dra. Mariane.
O papel da Diretora Médica e do Gerente Médico foi intermediar os processos de qualidade e o corpo clínico, envolvendo e engajando os médicos em todo o processo. “Nós repassamos as práticas organizacionais obrigatórias da Qmentum, para que a equipe médica aplique junto aos pacientes e familiares, promovendo a excelência nos cuidados médicos” diz a diretora.
Segundo Gustavo Paiva, a recertificação Qmentum é de extrema importância para o Hospital Mater Dei Santa Genoveva, uma vez que assegura a segurança e qualidade dos processos para pacientes, acompanhantes, corpo clínico e colaboradores. A conquista reforça o compromisso da instituição com a qualidade pela vida e é resultado do trabalho das lideranças e equipes do hospital.
Com sua história de pioneirismo e uma equipe médica que atua com excelência em todas as áreas da Medicina, o Mater Dei Santa Genoveva segue investindo em inovação e promovendo a saúde em amplo sentido. Sua tradição de excelência e o compromisso com o bem-estar do paciente continuam sendo os pilares que norteiam suas atividades desde sua fundação em 1975.