Hospital Materno-Infantil de Barcarena forma primeira turma de doulas voluntárias

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena (HMIB) Dra. Anna Turan formou a primeira turma do programa “Doula: da gestação ao abraço”, idealizado pela Pró-Saúde, gestora da unidade. O curso, realizado entre os dias 20 e 27 de junho, capacitou 15 voluntárias para atuar como doulas no hospital, que fica no interior paraense e presta atendimento de média e alta complexidades para gestantes de alto risco.

O objetivo do projeto é, além de contribuir para a realização de um plano de parto mais humanizado, complementar a atuação técnica da equipe assistencial do Materno-Infantil e, posteriormente, nos demais serviços de saúde gerenciados pela entidade em todo o país. Nesta edição, coordenada pela Comissão de Voluntariado, as aulas foram ministradas por enfermeiros obstetras e psicólogos que atuam no HMIB.

“A atuação de voluntários foi implementada na unidade em 2019. Após uma pausa durante o período mais crítico da pandemia, retomamos essas iniciativas que trazem muitos benefícios para nossos pacientes e a comunidade em geral”, destaca Marinelza Guimarães, assistente social e coordenadora do Programa de Voluntariado.

Nesta primeira edição, a entidade recebeu cerca de 120 inscrições. Todos os perfis selecionados são de estudantes ou profissionais da área da saúde, principal requisito. “A capacitação durou três dias e teve como foco a troca de experiências dentro das práticas assistenciais humanizadas que a nossa instituição oferece”, explica Patrícia Muniz, enfermeira Obstetra e responsável pela capacitação.

As novas doulas iniciam a atuação voluntária no Materno-Infantil de Barcarena já nesta terça-feira (28). “Elas conhecem todo o processo assistencial dentro da área hospitalar e estão preparadas para atuar de forma segura e consciente diante das questões maternas, dando auxílio no processo físico, informacional e emocional dessas mulheres durante o pré-parto, parto e pós-parto em geral”, complementa a profissional.

Jamile Santiago Beckmon, de 20 anos, é uma das profissionais formadas e destaca os benefícios do projeto. “Vai além do hospital, atingindo diretamente a nós, que fomos selecionados para essa experiência enriquecedora, e também as gestantes que receberão esse amparo no momento do parto, independente da via, seja normal, cirúrgico ou qualquer outra intervenção”, destaca.

As aulas abordaram diversos temas, como técnicas de alívio da dor, códigos de ética e legislação, manobras em obstetrícia para o momento do parto, entre outros. “Foi incrível e motivou a todos nós. Adquirimos o conhecimento necessário para atuar com propriedade junto às gestantes aqui no HMIB de forma voluntária e, futuramente, até mesmo para empreender”, conta a jovem.

A importância do papel da doula já é reconhecido por instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e não substitui qualquer profissional envolvido na assistência ao parto. “Ela atua no suporte à mulher em um momento tão importante e conturbado, que é a gestação, parto e pós-parto. É muito gratificante ver esse projeto se concretizar e formar novas profissionais, que vão fortalecer a assistência humanizada da nossa unidade, que é uma referência na região do Baixo Tocantins”, ressalta Patrícia Hermes, diretora Hospitalar.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan é uma unidade do Governo do Pará com atendimento 100% gratuito por meio do Sistema único de Saúde (SUS). Em agosto de 2021, se tornou o primeiro hospital da região do Baixo Tocantins a receber o selo Amigo da Criança, concedido pela Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e OMS (Organização Mundial da Saúde), aos hospitais que realizam o cumprimento dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.