Hospital Moinhos de Vento busca voluntários para pesquisa sobre gordura no sangue associada a infarto e AVC

O Hospital Moinhos de Vento está em busca de voluntários para participar de uma pesquisa clínica que investiga a lipoproteína(a), um tipo de gordura no sangue associado ao aumento do risco de infarto e acidente vascular cerebral (AVC). Conduzido pelo Instituto de Pesquisa da instituição, o estudo oferece a dosagem gratuita desse marcador para pessoas interessadas em contribuir com o avanço científico na área cardiovascular.

A lipoproteína(a), conhecida como Lp(a), possui estrutura semelhante à do colesterol LDL, popularmente chamado de “colesterol ruim”. No entanto, especialistas apontam que ela pode ser ainda mais prejudicial ao sistema cardiovascular. Quando presente em níveis elevados, favorece o acúmulo de placas nas artérias e aumenta o risco de eventos cardíacos, mesmo em pessoas com níveis considerados normais de colesterol.

Um dos principais desafios em relação à lipoproteína(a) é que ela costuma permanecer desconhecida, pois não é avaliada nos exames de rotina e exige uma dosagem específica. Assim, muitas pessoas convivem com níveis elevados sem saber que possuem esse fator de risco. Em recente diretriz, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) passou a recomendar que o exame seja realizado ao menos uma vez na vida por adultos, para uma avaliação mais completa do risco cardiovascular.

Interessados em participar ou indicar alguém que possa se beneficiar podem entrar em contato pelo telefone ou WhatsApp (51) 3314-3209. Também é possível realizar a inscrição diretamente pelo link: redcap.link/voluntario_hmv_risco_cardiacos.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.