Hospital Moinhos de Vento disponibiliza cursos gratuitos do projeto Paciente Seguro

110
Foto: Karine Viana

Estão abertas as inscrições para seis cursos online gratuitos nas áreas de Gestão e Modelo de Melhoria, voltados à segurança do paciente. A iniciativa é do Projeto Paciente Seguro, desenvolvido pelo Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), dentro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), em parceria com o Ministério da Saúde. O projeto tem como objetivo desenvolver equipes capazes de multiplicar práticas para outros hospitais, com acompanhamento e apoio na implementação de protocolos prioritários de segurança do paciente, prevenção e análise de eventos adversos.

O Projeto Paciente Seguro disponibiliza cursos no formato EAD, com abordagem multidisciplinar, e que estão disponíveis, de forma gratuita, para profissionais de saúde de todo o país. A líder do projeto, Daniela dos Santos, lembra que os cursos possibilitam acesso a uma formação de qualidade e que podem auxiliar na prática de milhares de trabalhadores da saúde no Brasil: “Os cursos sobre Modelo de Melhoria, por exemplo, são os primeiros deste formato produzidos por especialistas nacionais e dentro do contexto brasileiro”, afirma.

Atualmente, o Paciente Seguro é desenvolvido em 57 hospitais de cinco regiões do país.  Além de apoiar ações de educação nas instituições de saúde, busca contribuir para o suporte contínuo e para a estruturação de projetos de segurança do paciente. Como exemplo das metas, na higiene das mãos os hospitais apresentam adesão de 63%. As inscrições podem ser feitas na plataforma EAD do Hospital Moinhos de Vento. Confira os cursos disponíveis:

Jogos virtuais

Profissionais da saúde têm à disposição uma ferramenta educacional para colocar em prática a teoria aprendida nos cursos EAD e nos Protocolos Básicos de Segurança do Paciente. Os jogos online “Game da melhoria – Hospital mais seguro”, “Em busca de resultados” e “Em busca pela segurança” estão disponíveis no site Caminhos da Segurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

treze − doze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.