O Hospital Moinhos de Vento recebeu o Selo Ouro de qualidade do Programa Brasileiro GHG Protocol (PBGHG) pelo Inventário auditado de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no ano de 2022. Essa é a segunda vez que a instituição recebe a certificação máxima.
O Selo Ouro atesta o inventário do Hospital pelo alcance do mais alto nível de qualificação no fornecimento de dados de emissões públicas e de qualidade para a sociedade por meio do Registro Público de Emissões – que pode ser acessado por qualquer cidadão.
“Nós buscamos o Selo Ouro todos os anos. É nossa obrigação estarmos certificados. Ele consiste na realização do inventário de gases de efeito estufa auditado e certificado pela ABNT”, destaca Rogério Almeida, coordenador ambiental do Hospital Moinhos de Vento.
A partir desse material, a instituição adota melhorias internas em equipamentos e processos para reduzir a emissão desses gases. Uma das ações resultantes desse material foi a criação do projeto Certidão da Vida, que prevê o plantio de uma árvore para cada criança nascida no hospital até 2027.
“Realizamos ações de neutralização e de compensação também, que é o caso do plantio das 20 mil árvores do Projeto Certidão da Vida”, completa Almeida.
Para o superintendente administrativo do Hospital, Evandro Moraes, o Selo reforça o papel da instituição no cuidado com as pessoas.
“A certificação comprova que vamos muito além da prestação de serviços médico-assistenciais. Nos preocupamos com a sociedade, com o mundo em que vivemos e que vamos deixar para as próximas gerações´”, destaca Moraes.
O Hospital fez o seu primeiro Inventário em 2021, quando recebeu o Selo Prata. No ano seguinte, atingiu o nível máximo da certificação – o Ouro. Além disso, a instituição foi o primeiro hospital do sul do Brasil a ter o registro público sobre emissão de gases de efeito estufa, presente na maior base de inventários da América Latina.
Responsabilidade ambiental
O Hospital Moinhos de Vento se tornou, em 2022, o único do Sul certificados com o ISO 14001:2015 pelas práticas ambientais e sustentáveis, além do Selo Ouro do Greenhouse Gas Protocol (GHG Protocol). O Moinhos também recebeu o I-REC, certificado internacional que comprova que toda a energia elétrica consumida na operação é de fonte renovável. Foi a primeira instituição do setor do Sul do Brasil a receber esse título, no âmbito do Programa Brasileiro GHG Protocol. Hoje, 100% da energia tem origem em geração eólica, reduzindo o impacto na emissão de gases do efeito estufa.
One thought on “Hospital Moinhos de Vento é certificado com Selo Ouro por inventário sobre emissões de gases de efeito estufa”