O projeto Preceptoria Multiprofissional, do Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, lançou, em dezembro, o Manual de Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde: uma abordagem teórico-prática. O documento é resultado do Curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde, viabilizado pelo Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS).
O material busca oferecer subsídios para a qualificação dos preceptores na formação de novos profissionais da saúde. O conteúdo foi disponibilizado durante o Seminário Preceptoria na Área da Saúde, que debateu, ao longo de um dia, temas referentes à preceptoria multiprofissional.
“Esse manual é um produto muito caro para nós. Que projetos de especialização como esse possam ser fonte de conhecimentos para qualificação dos profissionais que atuam no SUS. Que possamos sair daqui com sensação que somos muitos, uma grande rede de de formadores querendo fazer mais e melhor para chegar no nosso objetivo final: levar assistência de excelência, mais equânime, integral, e com mais acesso e segurança para população”, disse a médica de família e comunidade Carmen Vera Giacobbo Daudt, responsável técnica do projeto.
O livro, disponível para download gratuito, foi organizado em três partes: competências em preceptoria, que trata do papel do preceptor, e ferramentas de ensino e de avaliação.
“Com isso, queremos entregar um conteúdo de apoio que contribua na realização de planejamentos e ações educacionais efetivas junto aos residentes dos diversos programas de residência”, explicou Brenda Wander, consultora médica de projetos no Hospital Moinhos de Vento e responsável pela produção e revisão técnica de conteúdos da Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde.
O instrumento é multimídia e, além da parte teórica, traz muitos exemplos práticos. Por meio de ilustrações, histórias em quadrinhos, podcasts, vídeos e recursos gráficos, o manual apresenta as temáticas aos usuários, detalhou Alessandra Fernandes, coordenadora pedagógica do curso.
“Queremos que as pessoas possam acessar, baixar e usar o guia, a fim de contribuir na prática dos preceptores”, finalizou Alessandra.
O manual pode ser acessado pelo link drive.google.com/file/d/1ollEBE1-dGBkENY50PuDlEKlwpsc0ob1/view.