Hospital Moinhos de Vento oferece curso de extensão para profissionais de Enfermagem

A carência mundial de profissionais da saúde, especialmente enfermeiros, faz com que a profissão atraia cada vez mais interessados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que, em 2035, o déficit mundial de trabalhadores na área será de 12,9 milhões. Atualmente, a carência é de aproximadamente 7,2 milhões – dos quais 4,3 milhões correspondem a médicos e enfermeiros.

Embora a escassez seja mundial, os países em desenvolvimento são os mais afetados. Essa tendência foi evidenciada com a pandemia de Covid-19, que deu visibilidade aos protagonistas no enfrentamento da doença e valorizou áreas como a Enfermagem. A Faculdade de Ciências da Saúde do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), registrou um aumento de 120% na procura pelo curso de graduação no último ano. No primeiro semestre de 2021, o número de matrículas foi 130% maior do que no segundo semestre do ano passado.

Pensando na qualificação desses profissionais, o Hospital Moinhos de Vento promove, nos dias 23 e 24 de julho, o Curso de Extensão em Cateter Central de Inserção Periférica (PICC). A tecnologia representa grande avanço na terapia intravenosa e sua utilização vem crescendo no meio hospitalar, estando associada ao menor risco de complicações mecânicas e infecciosas. Ao final do curso, o aluno será capaz de reconhecer as indicações e contraindicações do cateter, realizar a sua inserção, avaliar e intervir nas complicações associadas, além de promover a assistência fundamentada por referencial científico.

Em sua quarta edição, o curso passou por transformações devido ao momento atual. Eliane Réus Farias, uma das coordenadoras do curso e coordenadora Assistencial da Área Cirúrgica e do Time de Terapia Infusional, explica que  o conhecimento teórico será repassado de forma online e a aula presencial, precisou ser adaptada. “Na atividade prática, faremos o passo a passo em grupos reduzidos e salas separadas para manter o distanciamento”, acrescenta. Eliane observa ainda que o corpo docente do curso é composto por profissionais do próprio hospital, especialistas que estão na “beira do leito”, praticando e revisando as melhores práticas com as melhores tecnologias para realizar a inserção e a manutenção do cateter central por punção periférica.

As inscrições devem ser feitas pelo site do hospital.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.