Estudo revela que exames remotos em crianças têm assertividade de 98% na ausculta pulmonar

Resultados parciais de um ensaio clínico com o kit tecnológico que permite a realização de exames físicos remotos de pulmão, coração, abdômen, garganta, ouvidos e pele mostraram uma concordância de diagnóstico de até 98% de ausculta pulmonar, quando comparados aos exames físicos presenciais padrão ouro. Também foram avaliados exames de otoscopia, oroscopia e ausculta cardíaca. Os dados foram apresentados em forma de e-poster na 26ª Conferência da Organização Mundial de Médicos de Família (WONCA) Europa, em evento virtual, no mês de julho.

Ao longo de um período de seis meses, foram coletados dados de 193 pacientes de baixo risco atendidos no pronto atendimento do Hospital Pequeno Príncipe (HPP), com sede em Curitiba. Por enquanto, o ensaio apontou os seguintes resultados de assertividade quando comparados aos exames físicos pediátrico presencial regular: ausculta pulmonar (98%) e ruídos adventícios (94%); ausculta cardíaca – sopro (74%), ritmo (93%) e ruído do tórax (96%); otoscopia – canal auditivo (72%) e membrana timpânica (87%); e oroscopia (74%). O ensaio consiste na comparação entre o exame físico tradicional presencial com uma teleinterconsulta realizada com a tecnologia TytoCare, entre um residente médico pediátrico e um pediatra experiente, para verificar a compatibilidade dos dois métodos.

Até agora, o estudo revelou que o dispositivo portátil é uma ferramenta promissora para múltiplas práticas clínicas futuras, com segurança e responsabilidade. “Os resultados parciais da avaliação de dispositivo de telemedicina apontam boa assertividade de parâmetros avaliados no comparativo ao exame físico presencial”, concluiu a coordenadora do serviço de Telessaúde do HPP, Rafaela Wagner. O Pequeno Príncipe é, junto com o Hospital Sabará, acelerador da startup Tuinda Care, distribuidora exclusiva da tecnologia TytoCare no Brasil.

A WONCA é composta por 122 entidades membros, em 102 países, com um total de 500 mil médicos de família. A regional Europeia reúne 47 organizações e mais de 90 mil profissionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.