Hospital Moinhos de Vento realiza desejos de pacientes e colaboradores

Imagine estar internado num hospital, em recuperação, com restrições de visitas e ainda em tempos de pandemia. Sem dúvida o sonho desses pacientes é a cura e a alta hospitalar. Mas enquanto isso não é possível, as equipes do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre (RS), estão realizando outros desejos para tornar mais leve esse período. Sorvete de morango, por exemplo, foi o pedido do Mauro Alves Silveira, que está no Centro de Terapia Intensiva, esperando um transplante de coração.

“São pedidos tão simples, mas tão significativos para quem está longe de casa. Então estamos aproveitando a oportunidade para realizá-los”, destaca a superintendente Assistencial, Vania Röhsig. Ela contextualiza que os enfermeiros e técnicos se surpreenderam com a alegria do paciente ao se deparar com o seu pedido especial.  “Ele literalmente abriu um sorriso de conquista. E esses bons sentimentos fazem toda a diferença no cuidado e no tratamento”, salienta Vania. Ela acrescenta que algumas ações estão sendo tão bem sucedidas que devem ser implantadas nas rotinas do hospital.

Uma dessas iniciativas é a de tocar a música preferida do paciente durante a sedação para realização de endoscopia. Rodrigo Tubello foi surpreendido na chegada para a realização do procedimento. “Foi uma experiência muito interessante. A gente percebe a preocupação e o carinho daquela equipe”, reconhece.

Cada área planejou uma atividade diferente. Teve hambúrguer e a la minuta no almoço, sobremesas especiais, doces diet para mães que estão na maternidade, orações na capela para quem pediu um momento espiritual, serenata nos corredores e até apresentações artísticas. Mas não foram só os pacientes que se beneficiaram da campanha. “Neste momento de pandemia, tão sensível para os profissionais da saúde, ampliamos as atividades para atender também os nossos colaboradores. Estamos tornando a rotina mais leve para que estejam fortalecidos, com ações de meditação, mensagens da pastoral e troca de cartas”, complementa Mariana Freitas de Moraes, coordenadora de Experiência do Paciente.

A campanha “O que importa para você?” é uma ação internacional, realizada no dia 6 de junho, e criada em 2010 nos Estados Unidos. Tem o propósito de estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes. O objetivo é humanizar essa relação e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente.

Redação

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