Hospital oferece cursos gratuitos para profissionais que atuam no enfrentamento ao Coronavírus

Situações de pandemias, além de serem emergentes na saúde pública, ainda demandam novos protocolos e capacitação dos profissionais da área. Estudo feito recentemente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Fiocruz e a Rede Covid-19 Humanidades detectou que 52,2% dos profissionais de saúde pública do país não receberam nenhum tipo de treinamento para atuar no enfrentamento da Covid-19 A pesquisa entrevistou 1.520 médicos, profissionais de enfermagem e agentes comunitários no Brasil, entre os dias 15 de setembro e 15 de outubro.

Na contramão da pesquisa das instituições brasileiras, com a responsabilidade em atualizar e fomentar conhecimento sobre a doença entre os profissionais da saúde do país, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em parceria com a Johnson & Johnson Brasil, está disponibilizando cursos gratuitos de capacitação on-line. A iniciativa tem como objetivo capacitar 10 mil profissionais brasileiros, e ajudá-los a lidarem diariamente com esta doença nova, da qual surgem estudos, artigos e pesquisa todos os dias. Para fazer a inscrição basta acessar o site inova.eadhaoc.org.br.

Durante as capacitações, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, médicos e fisioterapeutas, nutricionistas entre outros, encontrarão informações sobre como realizar com segurança os cuidados a pacientes em Unidade de Internação, Pronto Atendimento e Unidade de Terapia Intensiva. O acesso aos cursos gratuitos será feito via plataforma online.

O programa proposto está dividido em dois módulos de aprendizagem, um curso de 40 horas voltado ao público multidisciplinar (enfermagem, médicos e fisioterapeutas, por exemplo, entre outros profissionais que tiverem interesse no curso) e outro curso com 100 horas com conteúdo aprofundado e desenvolvido especialmente para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

Ambos cursos estão divididos em cinco temáticas diferentes que abordarão os seguintes temas voltados para o ambiente hospitalar: cuidados na chegada ao Pronto Atendimento, na Internação, na unidade de Cuidados Intensivos, orientação familiar, cuidados necessários com os pacientes em grupo de risco , como usar corretamente os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), e de auto cuidado, para cuidar de si mesmo e de seus familiares neste momento difícil, entre outros temas importantes no combate ao Coronavírus. O curso voltado para a equipe de Enfermagem incorpora mais três importantes temáticas: Sistematização da Assistência de Enfermagem com foco em Diagnósticos de Enfermagem e Plano de Cuidados em tempos de Covid-19, Abordagem do Paciente com doenças crônicas em situação de vulnerabilidade e outras situações específicas e Gestão do Cuidado pelo Enfermeiro.

O aluno poderá definir qual o melhor momento do dia para acessar os conteúdos e assistir as aulas virtuais, além de escolher e se aprofundar nas temáticas, de acordo com o seu nível de experiência e necessidades de aprendizado. Ao final de cada módulo receberá um certificado.

As aulas, metodologia de ensino, coordenação, acompanhamento e plataforma virtual são da Faculdade do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A Instituição já conta com a expertise em capacitação de profissionais de todo o país, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), voltado ao fortalecimento da saúde pública brasileira. “Nesta iniciativa unimos a excelência do nosso Modelo Assistencial próprio, reconhecido como um dos melhores do país e que tem o paciente e o familiar no centro do cuidado, com o propósito do Hospital em contribuir com o desenvolvimento da saúde no Brasil, oferecendo uma capacitação acessível aos profissionais de enfermagem, que estão na linha de frente no combate ao novo Coronavírus”, destaca a Prof.ª Dra. Letícia Faria Serpa, gerente de Educação Multiprofissional do Hospital Alemão Oswaldo Cruz.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.