Cirurgia intervencionista de câncer de pulmão exclusivamente com anestesia local é realizada pela primeira vez no Brasil

O Hospital Vila Nova Star realizou pela primeira vez no Brasil uma cirurgia intervencionista apenas com anestesia local. O procedimento ablativo de metástase pulmonar foi realizado no último dia 19 em um paciente de 68 anos com cardiopatia grave (condição médica que afeta o coração).

Trata-se da ablação por micro-ondas, uma técnica minimamente invasiva, capaz de eliminar totalmente o tumor local, com maior precisão, proporcionando mais segurança e com eficácia semelhante à intervenção cirúrgica tradicional ou robótica.

Como o nome sugere, a técnica utiliza micro-ondas para destruir tumores. É indicada para diversos tipos de cânceres e usada como opção para tratar lesões de maneira menos invasiva e mais rápida, reduzindo o tempo de internação e preservando a função dos órgãos que recebem o tratamento. Além de não deixar cicatrizes e possibilitar rápida recuperação.

O procedimento realizado no último sábado durou exatos um minuto e 15 segundos, ocorreu de maneira bem-sucedida e o paciente recebeu alta hospitalar no dia seguinte. Com as técnicas convencionais, precisaria de dias em UTI para se recuperar.

Por se tratar de um paciente de condição frágil de saúde (idoso, cardiopata grave e que já vinha de uma internação de Terapia Intensiva decorrente do tratamento de outros dois tumores de intestino e fígado), os médicos optaram pela técnica apenas com anestesia local – sem medicações na veia ou suporte respiratório.

“Um procedimento de ablação convencional necessitaria de anestesia geral, intubação e, consequentemente, uma nova internação prolongada em UTI para recuperação”, diz o médico intervencionista do Vila Nova Star, Luiz Tenório Siqueira, responsável pela realização do procedimento. “Com a anestesia local foi possível tratar esse nódulo com a mesma eficácia de uma intervenção cirúrgica, sem os riscos anestésicos ao paciente por conta da sua condição cardíaca e em uma única sessão. A técnica possibilitou tratar o nódulo com intuito curativo e deixá-lo livre de doença”, explica.

“Além disso, para a comunidade médica, é interessante o conceito, trabalhando para sermos cada vez menos invasivos e propiciando tratar efetivamente pacientes mais frágeis”, comenta.

Como funciona

No procedimento de ablação por micro-ondas, uma agulha é inserida e guiada com precisão até o nódulo tumoral por ultrassom ou tomografia computadorizada. O equipamento transmite energia de micro-ondas, que causa aquecimento e destrói por completo o tecido tumoral de maneira focal e controlada. Com isso, há a maior precisão, segurança e agilidade que outras técnicas. Com o auxílio do aparelho de tomografia e o uso de contraste endovenoso, os médicos conseguem checar no ato se o tumor foi totalmente destruído.

Redação

Redação

3 thoughts on “Cirurgia intervencionista de câncer de pulmão exclusivamente com anestesia local é realizada pela primeira vez no Brasil

  1. MEU NOME JANAINA TENHO 42 ANOS ESTOU COM METASTASE PULMAO, GOSTARIA MTOOO DE PASSAR POR ESSE PROCEDIMENTO🙏😢

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.