Hospital realiza procedimento inédito no Espírito Santo para tratamento de câncer

Um procedimento ainda inédito no Estado do Espírito Santo, para tratar tumores malignos de dimensões reduzidas, foi realizado na última semana, 11 de agosto, no Hospital Unimed, em Cachoeiro de Itapemirim. A técnica, denominada ablação por micro-ondas, ainda é recente no Brasil, sendo realizada por poucos hospitais do país.

A cirurgia foi feita em uma paciente de 64 anos, ablando um tumor no fígado proveniente de uma metástase. O procedimento consiste na introdução de uma agulha por punção no interior do tumor, que emite micro-ondas em sua ponta, elevando a temperatura no local e destruindo a lesão pelo calor em poucos minutos, sem a necessidade de remoção cirúrgica.

De acordo com o médico radiologista intervencionista da Unimed Sul Capixaba, Luiz Sérgio Grillo, dentre as vantagens da ablação por micro-ondas está a rapidez do procedimento e da própria recuperação do paciente, que habitualmente pode ter alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

“Realizamos este procedimento com o auxílio da tomografia computadorizada 3D, na presença de um anestesiologista. Com o recurso das imagens em três dimensões para guiarmos a antena de micro-ondas ao local exato da lesão, garantimos a precisão e a segurança do procedimento. O ciclo de ablação dura cerca de quatro minutos, sendo muito mais rápido e intenso do que a ablação por radiofrequência, que é habitualmente empregada como tratamento nestes tipos de lesões”, afirma o médico.

O radiologista explica que, por ser minimamente invasiva, a ablação por micro-ondas é um procedimento de baixo risco ao paciente. “Esta técnica é indicada para o tratamento de tumores de até quatro centímetros em rins, pulmão, músculos, fígado, oriundos do próprio órgão ou metastático. Temos aqui uma tecnologia extremamente avançada, não invasiva, de risco reduzido e que diminui consideravelmente o tempo do procedimento e do tratamento”, enfatiza Luiz Sérgio Grillo.

O diretor clínico do Hospital Unimed, Waldemar Algemiro, ressalta que os clientes da região Sul do Espírito Santo, que já dispõem de uma das estruturas mais completas e modernas do país, contam agora com um método já consolidado nos principais centros oncológicos mundiais.

“Nosso compromisso na Unimed Sul Capixaba é buscar tecnologias que ofereçam os melhores cuidados aos nossos clientes. Temos um hospital para atendimentos de procedimentos da mais alta complexidade e uma rede própria completa que permite aos clientes Unimed realizarem todo o seu tratamento sem a necessidade de buscarem atendimento em outras regiões”, afirma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.