O Hospital Santa Cruz (HSC) promoverá, entre os dias 2 e 12 de maio, ações alusivas à campanha nacional Maio Furta-Cor, que tem como objetivo conscientizar sobre a saúde mental materna. Profissionais do Serviço de Psicologia da Instituição e o GTH promoverão conversas e atividades na Maternidade e com as mães de crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica e na Unidade de Cuidados Intermediários (UCI).
Conforme as organizadoras, existe um forte estigma sobre o adoecimento mental das mães e isso impede muitas delas de procurar ajuda. Com a pandemia, os números referentes a depressão, ansiedade, burnout e suicídio cresceram e pouca atenção tem sido dada aos fatores que contribuem ao sofrimento mental das mulheres na maternidade.
Por conta disso, o Maio Furta-Cor tem o intuito de transformar a avalanche a dor em onda de cuidado, afeto e legitimação dos sentidos maternos. Furta-cor é a cor da maternidade, cuja tonalidade se altera conforme a luz que recebe. Conforme a definição da campanha, “as cores da maternidade não se anulam, não são iguais e nem formam uma cor só. Suas cores são suas diferenças, na igualdade do direito de ser mãe”.
No âmbito geral, a campanha pretende sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna e estimular a construção de políticas públicas de saúde por meio de projetos de lei que instituam o Maio Furta-Cor. Mais informações sobre a campanha, como outras formas de colaborar e participar, podem ser obtidas no site www.maiofurtacor.com.br.
Casa da Amizade doa fraldas e roupas infantis ao Hospital Santa Cruz
Na sexta-feira (28), a Casa da Amizade de Santa Cruz do Sul doou ao Hospital Santa Cruz (HSC) fraldas e 10 kits de enxoval infantis, com roupinhas, sabonetes e lenços umedecidos. A entrega foi feita pelas integrantes Marilda Schütz, Maurenilda Bueno, Nanci Schmidt, Rilene Kraether Rockenbach, Viviane Bueno e Jacira Assmann para os assistentes de projetos e captação de recursos da Instituição, Tamara Riediger e Evandro Leal Melo. Os itens são destinados para crianças internadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal e Pediátrica.
A iniciativa integra o Projeto Aconchego do Bebê, da Casa da Amizade, que visa ajudar mães de recém-nascidos que não têm condições de comprar fraldas, roupas e materiais que a criança precisa. Os itens são repassados conforme a chegada de novos bebês.
Para participar da ação, basta levar até a Casa da Amizade roupas e peças de enxoval infantil que não estão mais em uso, mas em bom estado. Todas as doações passam por uma seleção, na qual são especialmente preparadas para fazer parte do enxoval doado a bebês carentes nascidos na casa de saúde.
Outro modo de ajudar é doar os itens diretamente ao Brechó da Casa da Amizade, responsável por encaminhar as roupas e os acessórios ao Projeto Aconchego do Bebê. Já no HSC, o contato para efetuar outros tipos de doações ou obter informações pode ser feito pelo telefone (51) 3713-7493, com Tamara ou Evandro, ou pelo e-mail projetoshsc@unisc.br.