Hospital Santa Cruz apresenta pilares de prevenção e cuidado com a saúde, exames assistenciais e inovações tecnológicas no 21º Festival do Japão

No ano de comemoração do 79º aniversário, simultaneamente à celebração dos 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil, o Hospital Santa Cruz, de São Paulo (SP), participou do 21º Festival do Japão e divulgou importantes informações, por meio de seu corpo clínico, sobre como manter uma vida saudável, baseada em 6 pilares essenciais para o cuidado com a saúde – o Físico, o Espiritual, o Emocional, o Social, o Profissional e o Nutricional.

A instituição ofereceu em seu estante exames assistenciais e demonstrou o que há de mais inovador em equipamentos médico-hospitalares, com tecnologia japonesa, durante o evento, que aconteceu de 20 a 22 de julho, no São Paulo Exhibition & Convention Center, na capital paulista.

Reconhecido como elo histórico entre o Brasil e o Japão na área da saúde, o Hospital Santa Cruz foi um dos destaques do Festival do Japão, organizado pelo KENREN – Federação das Associações de Províncias Japonesas no Brasil, que tem a meta de difundir a cultura japonesa, além de manter as tradições para as novas gerações, representando as 47 províncias que compõem o Japão.

Um grande painel com a linha do tempo da instituição, desde a vinda dos primeiros imigrantes japoneses, passando pela construção do hospital até os dias de hoje, foi exposto no estande, mostrando toda a trajetória do Santa Cruz, construído no início do século XX com esforço de toda a comunidade japonesa para cuidar da saúde dos primeiros imigrantes que chegaram ao Brasil.

Os 6 pilares essenciais para a prevenção e cuidado com a saúde foram apresentados aos visitantes do Festival do Japão de forma simples e objetiva. Os médicos da Instituição deram dicas fundamentais para manter uma vida equilibrada e saudável. “A espiritualidade aproxima o ser humano da compreensão do sagrado, do sentido da própria vida, da importância de servir e amar ao próximo. Traz serenidade e é considerado um dos pontos principais para o bem-estar pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirma o Neurocirurgião do HSC, Dr. Koshiro Nishikuni, sobre a relevância do pilar Espiritual como fator de equilíbrio integral do ser humano.

Na mesma abordagem, a coordenadora da área de Geriatria do HSC, Dra. Sumika Mori Lin, dá uma dica diretamente relacionada com o pilar Físico: a importância das pessoas se movimentarem com mais frequência. “Estudos científicos indicam que apenas o simples fato das pessoas, durante a rotina de trabalho, levantarem mais e ficarem um pouco em pé, diminui o risco de sofrerem infarto e derrame”, declara.

Ações interativas com o público

Nos três dias do Festival do Japão, as pessoas que visitaram o estande do Hospital Santa Cruz tiveram a oportunidade de fazer exames assistenciais, como Bioimpedância, que analisa a composição corporal, indicando a quantidade aproximada de músculo, osso e gordura, e o de Resistência Muscular, que utiliza um dinamômetro para medir as condições físicas por meio de teste de força.

Dando continuidade ao Showroom Santa Cruz, iniciado no ano passado durante o mesmo evento, o HSC apresentou equipamentos inovadores em parceria com empresas japonesas de alta tecnologia, voltados para a área de saúde. São elas: Fujifilm, Bird Solution, Konica Minolta, Nihon Kohden, Omron, Paramount Bed, C-Eng, Shimadzu, Terumo, NEC, Belmont e GSI CREOS.

A instituição mostrou um ambiente cenográfico de um quarto hospitalar com equipamentos de última geração. Compuseram este espaço a cama Paramount Bed, que faz parte do mobiliário do HSC, colchão C-Eng, que indica as regiões mais pesadas do corpo do paciente e a necessidade de movimentação, equipamento de raios X móvel da fabricante Shimadzu e a impressora digital de exames clínicos da Konica Minolta, representada pela Bird Solution.

A Nihon Kohden expôs equipamentos médicos-hospitalares como eletrocardiógrafo, monitor de leito e desfibrilador (DEA). Outra novidade foi a realização de treinamentos de primeiros socorros específicos para atendimento de parada cardíaca, orientados pela equipe de profissionais da fabricante. Os visitantes puderam conhecer de perto como funciona o simulador de reanimação cardiopulmonar (RCP), equipamento que orienta como realizar a massagem cardíaca.

Outras empresas japonesas também demonstraram seus equipamentos no espaço do HSC, como a Terumo, que participou com um simulador onde era possível entender a implantação de materiais como stents cardíacos. Balanças de bioimpedância, termômetro, inalador e medidor de pressão da Omron também ficaram expostos, além de um robô da empresa que circulou no estande conversando com os visitantes e oferecendo brindes especiais. Vídeos institucionais dos parceiros como NEC, Belmont, GSI CREOS, entre outros, também foram veiculados durante o evento. A Fujifilm também estede presente no espaço, com sua máquina fotográfica de última geração e um profissional da empresa registrou as pessoas durante a visitação. As imagens eram impressas, expostas em um mural e entregues ao público.

“Qualidade tem começo, meio e não tem fim. É com base nesta premissa, que nós do Hospital Santa Cruz estamos sempre atentos aos últimos lançamentos tecnológicos na área médico-hospitalar. Buscamos o que há de melhor no mercado para aperfeiçoar nossos serviços e cuidar – com total propriedade – da saúde dos nossos pacientes. Por isso, temos a satisfação de apresentar, no Festival do Japão, algumas das renomadas empresas japonesas que estão no Brasil contribuindo com esta evolução”, afirma o presidente do Hospital Santa Cruz, Renato Ishikawa.

Poemas da Família Imperial

O conteúdo completo do Livro ‘Coletânea de Poemas Tanka da Família Imperial do Japão’ – lançado esse ano em comemoração aos 79 anos do Hospital Santa Cruz, esteve disponível em um toten digital e pode ser acessado pelos visitantes, por meio de tecnologia touchscreen, durante o festival. Dentre os 130 poemas tanka, dois foram escolhidos para ilustrarem os painéis do estande e puderam ser apreciados pelos visitantes que estiveram no Jardim Japonês.

Esse ambiente, inspirado no típico cenário japonês com ponte, rio e bancos, foi criado pelos hospitais da comunidade nikkey que firmaram uma parceria com o objetivo de celebrar os 110 anos de Imigração Japonesa no Brasil e simbolizar a união das entidades na busca contínua da excelência na área da saúde. O espaço comum visa oferecer a oportunidade das pessoas vivenciarem uma “experiência” de harmonização e equilíbrio, permitindo que elas tenham uma melhor percepção sobre os conceitos dos 6 pilares essenciais para a prevenção e cuidado com a saúde.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.