Nesta semana, o Hospital Santa Isabel, de Blumenau (SC), alcançou a marca de 300 cirurgias robóticas realizadas na instituição. Pertencente à Rede Santa Catarina, o HSI é a primeira unidade hospitalar catarinense a contar com a cirurgia robótica entre suas especialidades. Os principais procedimentos realizados pelo robô-cirurgião da Vinci SI no Hospital Santa Isabel são de urologia, cirurgia geral e ginecologia, além de procedimentos de cirurgia digestiva, cirurgia torácica, cirurgia de cabeça e pescoço e procedimentos complexos de hérnias de parede abdominal. A instituição conta com 37 cirurgiões credenciados das cidades de Blumenau, Florianópolis, Joinville, Balneário Camboriú, Jaraguá do Sul, Rio do Sul e Tubarão.
De acordo com Clovis Darolt, Enfermeiro Coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel, alcançar essa marca é muito importante: “Isso mostra o compromisso da Rede Santa Catarina e do Hospital Santa Isabel com um atendimento humanizado, diferenciado e de qualidade para toda a sociedade”. Segundo ele, é o compromisso dos profissionais envolvidos na cirurgia robótica que faz a diferença.
Para atuar no Programa de Cirurgia Robótica, toda equipe é capacitada para manuseio do equipamento. A principal vantagem do robô é a precisão das pinças robóticas controladas pelo cirurgião, que realizam movimentos de 360 graus, mais precisos e com melhor ergonomia. Para o paciente, uma cirurgia robótica resulta em menos tempo de internação, menor sangramento e menos dor no pós-operatório, além de pouca cicatriz cirúrgica. O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Santa Isabel começou em 22 de julho de 2019, com um procedimento de endometriose numa paciente de 32 anos.