Hospital Santa Isabel é homenageado pelo resultado em transplantes de órgãos

Foto: Gabriel Silva/Comunicação HSI

O Hospital Santa Isabel, de Blumenau (SC), e médicos do Corpo Clínico foram homenageados na noite desta quinta-feira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. O evento, alusivo aos 20 anos da SC Transplantes, entregou ao HSI o mérito de hospital com o melhor resultado em transplantes de órgãos de Santa Catarina. A placa foi entregue ao Dirceu Rodrigues Dias, Diretor de Operações do Santa Isabel, e à Giselia Theiss, Coordenadora de Enfermagem da Comissão Hospitalar de Transplantes – CHT – do HSI. Também foram homenageados o Dr. Mauro Rafael da Igreja, como médico captador de órgãos, e o Dr. Frederico José Di Giovanni, pelas captações e transplantes cardíacos em Santa Catarina.

A premiação aconteceu em Sessão Especial da Assembleia Legislativa e contou com a presença de dezenas de pacientes transplantados, familiares destes pacientes e familiares de doadores de órgãos – pessoas que disseram SIM à doação no momento da confirmação da morte encefálica. As homenagens feitas ao Hospital Santa Isabel e seu Corpo Clínico são resultados da sensibilização das famílias no momento da abordagem feita pela CHT. Até outubro de 2019, o Hospital Santa Isabel realizou 236 procedimentos de transplantes, com destaque para Rins – 124 cirurgias.

Capacitação para abordagem

Os profissionais da Comissão Hospitalar de Transplantes possuem capacitação para abordagem familiar quando algum paciente vem à óbito por morte cerebral e existe a possibilidade de captação dos órgãos. Todos os enfermeiros da CHT fazem o Curso de Más Notícias, que é disponibilizado pela SC Transplantes. Eles buscam conhecimento e desenvolvimento contínuo, com objetivo de aprimorar o trabalho e realizar o melhor acolhimento para estas famílias que perdem seu ente querido. O trabalho de transplantes de órgãos envolve a SC Transplantes, motoristas, pilotos, além da equipe de saúde que realiza o procedimento cirúrgico.

Histórico de conquistas

Em 2007, a equipe multidisciplinar do Hospital Santa Isabel foi homenageada no Congresso Brasileiro de Transplantes por ter iniciado os serviços de fígado, coração e pâncreas-rim simultâneo em Santa Catarina. Em 2010, o HSI recebeu o Troféu Rui Braga, entregue pela Central de Transplantes de Santa Catarina, por ter sido o segundo principal hospital de transplantes de fígado do Brasil.

Em 2011, o trabalho de reabilitação com pacientes do Hospital Santa Isabel que fizeram transplante de fígado foi apresentado no 16º World Confederation for Physical Therapy (Confederação Mundial de Fisioterapia), em Amsterdã, na Holanda. No mesmo ano, o HSI realizou 96% dos transplantes de fígado em Santa Catarina.

Em 2015, o HSI comemorou a realização do milésimo transplante renal. Em 2016, alcançou a marca histórica do milésimo transplante hepático, sendo o hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado em 2016 – superandos hospitais renomados do Brasil. Em 2017, foi eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Em 2018, ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos em Santa Catarina e, em 2019 até o mês de julho, HSI foi o hospital com maior número de doadores de múltiplos órgãos e de córneas do estado. Ainda em 2019, o Governo do Estado de Santa Catarina homenageou o Hospital Santa Isabel por ser de grande importância para os serviços de transplantes de órgãos em Santa Catarina.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.