Hospital Santa Mônica lança serviço de orientação psiquiátrica à distância para médicos de pronto-socorro

O Hospital Santa Mônica, de São Paulo (SP), lança o Serviço de Orientação Psiquiátrica à Distância para Médicos de Serviços de Emergência que funcionará 24 horas, exclusivamente para médicos.

O plantonista médico da área de emergência poderá contatar por um número de celular, a ser divulgado diretamente aos hospitais interessados, um psiquiatra do Hospital Santa Mônica que analisará e discutirá o caso cuidadosamente com o colega plantonista em relação ao diagnóstico e orientará quanto a melhor a conduta a ser tomada, considerando a gravidade do caso, os riscos para o paciente, seus familiares e demais pacientes e equipes de atendimento.

Segundo Fernando Alfieri, Diretor Clínico do Hospital Santa Mônica, “este é um serviço inovador e necessário, uma vez que, a avaliação psiquiátrica em um serviço de urgência ocorre em resposta a comportamentos que exijam medidas imediatas, como risco de suicídio, condutas violentas e ameaçadoras ou comportamento auto agressivo”.

A responsabilidade do médico em uma emergência psiquiátrica é manter a segurança física de todos os envolvidos e avaliar o estado mental do paciente para a triagem apropriada dos cuidados subsequentes, salienta Alfieri.

O Hospital Santa Mônica é um dos poucos hospitais no Brasil com foco em saúde mental e dependência química, além de atuar como Hospital de Transição para o cuidado com o idoso. Oferece assistência diferenciada para pacientes a partir dos 12 anos, com todo o cuidado e conforto que o paciente precisa. Possui:

• Estrutura hospitalar completa, situado em uma área com mais de 80 mil m², sendo 50 mil m² de mata nativa preservada, academia de ginástica, quadra de futebol e voleibol, piscina, com grade terapêutica diária para os pacientes;
• Qualidade assistencial integral prestada por médicos clínicos, psiquiatras e geriatras, além de equipe multipro¬ssional especializada no atendimento aos pacientes com transtorno mental, dependência química e geriatria; Unidade de Internação Infantojuvenil e adulto;
• Unidade de Dependência Química e Unidade de Cuidados Agudos em Saúde Mental;
• Ampla cobertura nacional com mais de 40 operadoras credenciadas;
• Hospital de Transição para pacientes geriátricos, internados diretamente no hospital ou provenientes de outras instituições hospitalares e empresas de home care;
• Unidade Avançada Externa Ambulatorial – Unidade Integrativa Santa Mônica.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.