A redução ou a exclusão da carne do cardápio tem sido uma realidade cada vez mais frequente. Em pesquisa realizada em 2018 pelo Ibope, 30 milhões de brasileiros já se declaravam vegetarianos. Para atender a esta demanda que só cresce, o Hospital Santa Teresa, de Petrópolis (RJ), lançou cardápios especiais para pacientes veganos e vegetarianos.
“Vínhamos recebendo solicitações especiais de alguns pacientes e atendíamos de forma individualizada. Estamos oficializando o serviço que passará a ser oferecido diariamente aos pacientes em todas as refeições, incluindo café da manhã, almoço, lanche e jantar”, adiantou a nutricionista Úrsula Varanda, explicando que serão oferecidos três tipos de cardápios especiais e atenderão pacientes e acompanhantes: vegano, vegetariano e ovo-lácteo.
Segundo o diretor executivo da Instituição, Eduardo Salvaya, o objetivo é adequar os serviços oferecidos às novas necessidades: “Primamos pela excelência no atendimento aos nossos pacientes e estamos atentos para oferecer os melhores serviços para cumprir com a nossa missão de acolher e cuidar. Neste sentido, reformulamos nosso cardápio para disponibilizarmos opções que atendam ao paladar, mas também às restrições de nossos pacientes”.
Para solicitar o cardápio de acordo com a dieta seguida, basta que o paciente ou o acompanhante faça o pedido à equipe da nutrição. “As refeições são feitas diariamente com muito carinho por nossa equipe, com muitas opções de legumes, verduras e proteína vegetal”, disse a nutricionista.
Apesar de oferecer três dietas fixas, Úrsula explica que é possível adequar os cardápios ao perfil alimentar e às particularidades dos pacientes. Ela ressalta também que a elaboração dos alimentos segue os critérios de cada dieta. Por isso, as refeições vegetarianas excluem todo tipo de proteína de origem animal. Já as refeições veganas, não incluem nenhum produto derivado de animais. Na ovolactovegetariano, são incluídos ovos e laticínios, excluindo apenas carnes de qualquer espécie.