Hospital São Domingos inaugura Centro de Medicina Especializada

O Hospital São Domingos (HSD), adquirido em 2021 pela Dasa, rede de saúde integrada, inaugura em 4 de abril o seu novo Centro de Medicina Especializada, que terá capacidade para aumentar em até 20% os atendimentos diários, triplicando a área dedicada ao ambulatório, e a nova entrada do hospital. Outra novidade é a inauguração do Grande Átrio, que será o principal acesso dos pacientes e visitantes às dependências do hospital. Desde 2019, o HSD já investiu mais de R$ 200 milhões em expansão, aquisição de equipamentos e melhorias estruturais para oferecer serviços de saúde de ainda mais excelência.

Com uma área de 3.100 m², o Centro de Medicina Especializada do Hospital São Domingos conta com 43 consultórios, todos concentrados em um único andar da nova edificação. Nos demais andares estarão a expansão da UTI, o Ponto Atendimento e a área de vivência. O prédio contempla também salas para exames cardiológicos, ambulatório de curativos e Centro de Pequenos Procedimentos.

Os consultórios estarão localizados no 2° andar e vão concentrar as principais especialidades do HSD, como Cirurgia do Aparelho Digestivo, Bariátrica e Metabólica, Cirurgia de Cabeça e Pescoço, Cardiologia, Neurologia e Neurocirurgia, Ortopedia, Ginecologia, Urologia, Gastroenterologia e Endoscopia, Otorrinolaringologia e Cirurgia Pediátrica.

Segundo a diretora-geral do HSD, Dra. Glaucia Palácio, o objetivo do Centro de Medicina Especializada é proporcionar o cuidado integrado aos pacientes. “Com essa nova estrutura, modernizamos e agilizamos nossos atendimentos para que a jornada do paciente no hospital — do cadastro até a realização do procedimento — seja acolhedora e humanizada”, pontua.

Para o diretor-geral do negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa, Dr. Emerson Gasparetto, a expansão do Centro de Medicina Especializada é o pontapé para consolidar a integração do Hospital São Domingos à Dasa: “Esse é só o começo da nossa parceria. Nossa meta é fortalecer ainda mais o Hospital São Domingos como um centro de saúde de referência para os maranhenses e para os brasileiros que vivem nos Estados vizinhos, além de consolidar a nossa operação de Hospitais e Oncologia na região, onde já atuamos com liderança em diagnósticos”.

O executivo reforça que os diferenciais da Dasa são justamente o seu compromisso em ampliar o acesso a uma saúde de qualidade para a população de qualquer região do Brasil e a qualidade assistencial promovida pelos profissionais de saúde, tendo as pessoas e o cuidado integral no centro de tudo.

Nova entrada principal do HSD

O Átrio será a nova entrada para os pacientes eletivos do São Domingos. O novo acesso é ornamentado com jardins, possui rampas de acessibilidade e corrimão para garantir a segurança dos pacientes na sua chegada ao hospital. O estacionamento também foi revitalizado, com investimento em ampliação e reestruturação para facilitar o deslocamento do paciente.

Com 1.800 m², o saguão possui uma estrutura arquitetônica que remete à arquitetura romana. A preocupação com acessibilidade esteve presente em todo o desenvolvimento do projeto, que possui duas escadas rolantes e oito elevadores para facilitar o acesso dos pacientes, dos acompanhantes e visitantes às diversas áreas do hospital, como ao Centro de Medicina Especializada, ao Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI), ao Serviço de Radioterapia, ao Centro de Oncologia, à Central de Infusão e às Unidades de Internação.

O lounge do Átrio terá uma ambientação moderna e sofisticada, com uma cafeteria e um piano de cauda para oferecer um ambiente acolhedor, de conforto e bem-estar, oportunizando assim uma melhor experiência do paciente.

Próximos passos

Ainda no primeiro semestre deste ano será inaugurada a Unidade Diagnóstica do Rio Anil Shopping e o HSD Kids, centro especializado em saúde da criança do Hospital São Domingos. E obras para a conclusão do acesso ao Pronto Socorro, reestruturação da Emergência Pediátrica e retrofit na fachada do prédio original já estão aprovadas.

“Entre os projetos dos próximos anos estão a ampliação das Unidades de Terapia Intensiva, com a implementação da UTI 7, que contará com 12 leitos e o retorno da Maternidade, com os serviços de Obstetrícia, Medicina Fetal e UTI Neonatal. O nosso objetivo é integrar o cuidado, a assistência multiprofissional ao paciente, em todas as fases da vida”, afirma a Dra. Glaucia Palácio.

Fazem parte ainda do Projeto de Expansão a ampliação da Unidade Diagnóstica do Golden Shopping, com a inclusão de serviços voltados para a Saúde do Homem, com procedimentos de urodinâmica, ambulatório de obstetrícia e uma nova unidade Centro de Imunização do HSD.

Tecnologia cirúrgica

Primeiro hospital a realizar uma cirurgia robótica no Maranhão, o São Domingos inaugurou essa especialidade em janeiro de 2020 e, em pouco mais de dois anos, já realizou 265 cirurgias com o apoio do robô Da Vinci Xi nas especialidades de Urologia, Cirurgia Geral, Gastroplastia (Bariátrica), Ginecologia e Coloproctologia.

São Domingos agora é Dasa

A diretora-geral do Hospital São Domingos, Dra. Glaucia Palácio, destaca que a inauguração do Centro Médico de Especialidades do HSD marca o início dos trabalhos que a Dasa e o São Domingos vão realizar em prol da saúde no estado do Maranhão.

“Estamos conectados a um propósito em comum: o cuidado integrado ao paciente, do diagnóstico ao tratamento, em um ecossistema de saúde. A sinergia de valores das duas instituições propõe um novo modelo de cuidado que privilegia a prevenção, predição, eficiência e a sustentabilidade do setor”, destaca a diretora-geral do HSD.

De acordo com o Dr. Emerson Gasparetto, o Maranhão e o Nordeste são protagonistas na estratégia de crescimento da Dasa. “Queremos cada vez mais crescer e consolidar nossa atuação na região, onde já contamos com marcas fortes, como o Laboratório Gaspar, referência em medicina diagnóstica entre os maranhenses; Cerpe e Gilson Cidrim, em Pernambuco; LabPasteur e Unimagem, no Ceará; Leme e Image, na Bahia, onde também temos o Hospital da Bahia”, detalha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.