Hospital São Francisco na Providência de Deus conquista certificação da Anvisa por boas práticas

O Hospital São Francisco na Providência de Deus (HSF), no Rio de Janeiro (RJ), acaba de conquistar o reconhecimento da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, pela alta adesão de suas equipes aos protocolos de Segurança do Paciente preconizados pelo Ministério da Saúde. “Esta certificação é a concretização do comprometimento e da dedicação de todas as nossas equipes com a nossa missão de cuidar dos pacientes em um momento em que estão mais fragilizados dentro de uma unidade hospitalar. Esse bom resultado é fruto do trabalho em conjunto que realizamos, buscando sempre a excelência no atendimento, com foco na qualidade e na segurança do paciente, sem deixar de lado a humanização da assistência, que é uma das marcas do nosso trabalho”, frisa o diretor geral do HSF, Frei Isaac Prudêncio.

Para a concessão da certificação ‘Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente’, a Anvisa analisa os dados fornecidos pelas instituições de saúde, para atestar a adequação a diversos protocolos de segurança do paciente, como prevenção de vários tipos de infecções associadas à assistência de saúde, cirurgia segura, prevenção de lesão por pressão e identificação do paciente, entre outros. Dois critérios são considerados imprescindíveis para que o hospital obtenha essa conquista: a existência de um Núcleo de Segurança do Paciente e a notificação regular de incidentes relacionados à assistência à saúde nos últimos 12 meses.

As instituições de saúde são classificadas em três níveis de conformidades de acordo com a pontuação alcançada: baixo (0 a 30%), médio (34 a 66%) ou alto, (67 a 100%). O HSF ficou na faixa mais elevada, com 95,24% de adesão às boas práticas de segurança do paciente. Além da certificação, o hospital terá o bom resultado divulgado no portal da Anvisa e passará a figurar na ‘Lista de Hospitais com Alta Conformidade às Práticas de Segurança do Paciente’.

A coordenadora de Qualidade do HSF, Thayana Akamine, avalia que a boa classificação do HSF é uma consequência direta do comprometimento institucional com a melhoria contínua dos serviços prestados, da promoção da cultura de segurança e da implantação das boas práticas hospitalares. Ela destaca que os protocolos de segurança do paciente e de prevenção de infecção do Ministério da Saúde são monitorados por meio de indicadores de desempenho e são reforçados regularmente com capacitações das equipes, que são realizadas, no mínimo, uma vez por mês. “Esse resultado é uma grande conquista e o reconhecimento do trabalho de todos os colaboradores do HSF que se empenham diariamente para oferecer uma assistência de qualidade e humanizada”, destaca.

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.