Hospital São Vicente de Paulo completa 92 anos com foco na excelência em saúde

Crédito: Mauricio Bazilio

Modernidade e tradição se unem na trajetória do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP-RJ), do Rio de Janeiro (RJ). A unidade, fundada por Irmãs da Companhia Filhas da Caridade, como um Hospital-Escola, em 27 de setembro de 1930, está celebrando 92 anos. “Nossa intenção e nossos esforços são voltados para que o HSVP seja cada vez mais referência na excelência do cuidado em saúde. Atendimento humanizado, qualidade e segurança do paciente seguem sendo as principais marcas do nosso hospital”, afirma Irmã Maria Aparecida Cirico Maciel, diretora geral da unidade. Para marcar o aniversário, o hospital está investindo em uma nova campanha publicitária veiculada por rádios e dirigida à mídia programática, além de uma grande ação no Shopping Tijuca, por onde circulam 50 mil pessoas/dia.

A nova campanha enfatiza as vantagens em se ter acesso aos mais variados serviços de saúde oferecidos em um único lugar – seja atendimento de emergência, exames, consultas, cirurgias e tratamentos -, o que contribui para uma visão holística e integrada de saúde, para a otimização do tempo e a melhoria da qualidade de vida do paciente. Por isso, a campanha incentiva economizar o tempo para aproveitar os bons momentos em família, com pessoas queridas ou simplesmente fazendo algo que dê prazer. As mensagens valorizam situações cotidianas que impactam no bem-estar: ‘Prazer é organizar os detalhes da viagem dos sonhos’, ‘Bem-estar é jantar com a família’, ‘Alegria é levar os netos ao cinema’, ‘Qualidade de vida é contemplar o pôr do sol’ e ‘Satisfação é assistir de perto à vitória do seu time’. A campanha no shopping prossegue até o fim de outubro e terá seu ponto alto nos dias 25 e 26, com a participação de profissionais do HSVP em ações educativas relacionadas à conscientização sobre o Outubro Rosa, voltado para a prevenção do câncer de mama.

Paralelamente, seus players foram incentivados a dar depoimentos sobre a relação que criaram ao longo dos anos com o hospital, uma vez que uma pesquisa já apontou que várias gerações da família têm o HSVP como referência para os cuidados de saúde. São relatos emocionados, como o de Mônica Barreto, que levou o filho Arthur, com apenas um aninho de idade, em nossa emergência pediátrica em pleno carnaval de 1984. Ele tinha deslocado o braço e estava com muita dor. De lá para cá, algumas coisas mudaram: Arthur está com 38 anos e o hospital não tem mais Maternidade nem Pediatria, mas o cuidado com a família Barreto continua. “Foram muitos acontecimentos pessoais e em família. Vieram o segundo e o terceiro filhos. Quando meu filho mais novo teve uma pneumonia, aos 17 anos, ele foi atendido e precisou ser internado, reconheci na hora a mesma enfermeira do berçário que o amparou quando nasceu. Coisas que só acontecem no HSVP!”, lembrou ela.

A história Guacira Pinto não teve um final feliz, mas ela recorda que os cuidados dispensados à sua mãe fizeram com que se sentissem em casa durante mais de um mês em que Dona Dalva Fonseca esteve internada. “Apesar de a relação com o HSVP ser em um momento de dor, nos sentíamos acolhidas e amparadas com carinho e atenção. Sou grata por todo o amparo recebido”, diz Guacira.

A coordenadora do centro médico do HSVP, a médica Adriana Pinheiro, também compartilhou sua história com o hospital, que começou bem antes de vestir o jaleco: “Desde a minha adolescência, eu sou atendida no HSVP, assim como meus pais e meus irmãos. Quando me formei em Medicina, fui convidada a trabalhar no hospital. Foi uma surpresa maravilhosa para mim. Como sempre frequentei o hospital, ele era a minha referência e no fundo sempre desejei trabalhar neste local. E assim, estou aqui há 28 anos”, contou Adriana.

Estes e outros depoimentos foram utilizados em diversas peças de comunicação do hospital e também em suas redes sociais.

HSVP em números

– Área do Hospital: 45 mil m²

– Área construída: 22 mil m²

– Número de leitos de internação: 123

– Número de salas cirúrgicas: 7

– Número de consultórios no centro médico: 33

– Número de leitos de CTI: 20

– Número de especialidades oferecidas: 60

– Centros de atendimento especializado: 6 (Diagnóstico por Imagem, Hepatobiliar, Oftalmologia, Oncologia, Ortopedia e Urologia)

Redação

Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.